Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Servidores da Saúde têm capacitação sobre o Sistema de Regulação da rede SUS

Após o término da oficina em Cuiabá serão realizadas outras turmas nas16 regionais de Saúde da SES/MT. Em todas elas a programação seguirá o modelo desenvolvido em Cuiabá .


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) deu início nesta segunda-feira (23.08) a uma oficina capacitadora com o tema “Processo Regulatório” da Secretaria de Estado de saúde. O evento ocorre no auditório do Edifício do Ministério da Saúde, à Rua Getulio Vargas, número 399, em Cuiabá e será encerrado na próxima sexta-feira (27.08).

O curso tem a participação de 41 profissionais de Saúde envolvidos nas ações dos Complexos Reguladores e de gestores oriundos dos 13 municípios da área de abrangência do complexo regulador da Baixada Cuiabana. Durante a oficina os participantes serão apresentados a uma ferramenta de trabalho, o Sistema de Regulação (Sisreg), que facilitará o trabalho de regulação dos municípios. O Sisreg é uma ferramenta da Tecnologia de Informação (TI) do Ministério da Saúde criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Vander Fernandes, que abriu oficialmente a capacitação, “o objetivo da oficina é capacitar multiplicadores para possibilitar a implantação e implementação dos complexos reguladores macrorregionais, microrregionais e municipais visando qualificar a Atenção à Saúde, facilitando o acesso do cidadão aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção do Governo do Estado, neste momento, é o que já estamos fazendo: reorganizando a rede de serviços do SUS do Estado e, paralelamente, estamos dotando os complexos reguladores de estrutura a fim de termos operacionalização integral mais ágil para o acesso dos usuários aos serviços de saúde implantados em todo o Mato Grosso na Média e Alta Complexidade ”.

A coordenadora de Regulação da Saúde do Estado, Ivana Mara Mello, explicou como o Sisreg vai ajudar a cumprir esse objetivo: “o sistema vai tornar possível que os profissionais da Saúde agilizem as solicitações de exames de saúde, agendamento de consultas e realização de cirurgias eletivas de 15 a 20 dias, pelo sistema manual, para apenas um dia”.

O gerente do Complexo Regulador da SES/MT, Josafá do Vale, acrescentou que, “além de agilizar o processo e flexibilizar o acesso dos usuários do SUS aos serviços de saúde o Sisreg poderá levar aos profissionais da SES/MT o conhecimento sobre as maiores necessidades dos municípios de Mato Grosso na área da Saúde. De posse desse conhecimento a SES/MT saberá onde ofertar esses serviços”.

Já a chefe do Serviço de Auditoria do Ministério de Saúde em Mato Grosso, Eliane Maria Figueiredo Leite de Campos, afirmou que “um objetivo paralelo da capacitação é contribuir para a sensibilização dos gestores estaduais e municipais para a necessidade e praticidade da implantação do Sisreg III, favorecendo o acesso da população aos serviços da saúde de forma mais ágil e com excelência de qualidade”.

Estiveram presentes à abertura da oficina o secretário adjunto de Saúde, Vander Fernandes, o superintendente de Atenção à Saúde da SES/MT, Paulo Roberto Araujo, a chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde para Mato Grosso, Eliane Maria Figueiredo Leite de Campos, o auditor geral do Sistema Único de Saúde, Eliberto Francisco da Cruz, a coordenadora de Regulação da SES/MT, Ivana Mara Mattos Mello, gestores municipais de saúde, e trabalhadores da saúde.

PROGRAMAÇÃO – Após o término da oficina em Cuiabá serão realizadas outras turmas nas16 regionais de Saúde da SES/MT. Em todas elas a programação seguirá o modelo desenvolvido em Cuiabá:

1º Dia: Abertura às 8h00 com uma palestra inicial sobre as Políticas de Saúde, incluindo a Política Nacional de Regulação. A discussão do tema tomará toda a manhã do primeiro dia.

No período vespertino será abordada a Política Estadual de Regulação e os conceitos sobre os Complexos Reguladores da Saúde.

2º Dia: Das 8h00 às 12 horas o assunto a ser abordado terá o tema “Áreas de Interface no Processo Vespertino” ao passo que, no período de 14h00 as 18h00, serão apresentadas aos participantes dois temas relacionados: “Protocolos de Regulação” e “Protocolos Clínicos”.

3º Dia: Neste dia, no período matutino (de 8h00 as 12h00) será apresentado aos profissionais da Saúde presentes à oficina o tema “Operacionalização dos Complexos Reguladores, Estrutura Física, Funcional e Organizacional”. Na parte da tarde (de 14h00 as 18h00) o tema da palestra será: Implementação e Implantação dos Complexos Reguladores nos Níveis Macrorregionais, Microrregionais e Municipais.

O 4º e o 5º dia da capacitação serão dedicados a explicar a operacionalização do Sisreg III. As oficinas terão, sempre, 40 horas/aula, divididas em 08 horas diárias, de 8 as 12 e de 14 às 16 horas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet