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Sábado, 04 de maio de 2024

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Pedro Taques lembra Brizola ao defender educação em Terra Nova do Norte

Depois de visitar na semana passada Sinop, Colíder e Nova Canaã, o candidato a senador Pedro Taques (PDT), esteve em Terra Nova do Norte (642 km de Cuiabá) na sábado (23). Juntamente com Mauro Mendes, candidato a governador pela coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, o ex-procurador da República foi recebido por uma carreata de apoiadores que percorreu as ruas da cidade até o Clube Esportivo Recreativo Terra Nova do Norte (AERTE), onde foi realizada reunião aberta à população.

Em seu pronunciamento, o candidato pedetista disse que é no Senado que Mato Grosso equaciona suas forças e se torna igual aos outros estados da federação. “São Paulo tem 70 deputados federais, enquanto Mato Grosso tem só oito”, comparou Pedro Taques. “Já no Senado todos os estados do Brasil tem três senadores, dois serão eleitos neste ano”, explicou o candidato.

Taques também fez questão de reviver na memória dos mais antigos moradores de Terra Nova do Norte uma ilustre visita que o município recebeu na década de 80. “Em 1986, Leonel de Moura Brizola esteve aqui em Terra Nova”, lembrou. “Eu quero render aqui meu respeito a todos que aqui residem, que vieram do Sul e que assim como eu admiram a história de Brizola que veio a falecer”, falou o candidato a senador.

O candidato pedetista lembrou também da incansável ação do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro em prol da educação no Brasil. “Quero dizer que também sou brizolista, porque Brizola sempre defendeu a educação como transformador de uma sociedade” disse. “Eu acredito piamente nisso [educação como transformador] e minha própria história de vida é uma prova disso”, declarou Taques ao relembrar os ideais de luta que sempre nortearam a vida do fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Durante seus dois governos no Rio de Janeiro (1983-1987 e 1991-1994), Brizola implantou juntamente com o antropólogo Darcy Ribeiro, outro pedetista, os Cieps (Centros Integrados de Educação Pública), que ofereciam ensino público em tempo integral (manhã e tarde). Além do currículo regular, os Cieps disponibilizavam atividades culturais, estudos dirigidos e educação física. Nos Centros, as crianças ainda recebiam refeições completas, além de atendimento médico e odontológico. Pedro Taques é defensor da escola em tempo integral. “Não existe nada mais forte do que uma ideia em o tempo tenha chegado”, finalizou Taques.
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