Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

IMPASSE EM SORRISO

Câmara tranca pauta enquanto prefeito não doar área para IFMT

A Câmara de Sorriso decidiu pelo trancamento da pauta de votação de todos os projetos do Poder Executivo que tramitam no parlamento, até que o prefeito Clomir Bedin, o “Chicão Bedin” (PMDB), encaminhe para votação em plenário o projeto de lei de doação da área para construção do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).


Na sessão desta segunda-feira, nenhum texto foi analisado pelos vereadores. A exigência é que a prefeitura cumpra um acordo firmado em 2009, entre Chicão Bedin e o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa. Tal compromisso era para o município doar uma área de 43 mil m² para o instituto se instalar em Sorriso.

De acordo com a assessoria da câmara, a decisão de trancar a pauta foi tomada pela bancada de oposição – tem oito dos dez vereadores -, que decidiu não votar mais nenhum projeto até que se resolva o impasse. “Em reunião, a bancada decidiu que o projeto do Festival de Pesca seria o último a ser votado antes de trancarmos a pauta.. Não vamos deixar que se perca essa escola”, disse o vereador Luis Fabio Marchioro (PDT).

“Nosso intuito não é ficar com a pauta trancada, agora só depende do prefeito. Recebendo esse projeto a pauta prossegue. Estamos usando do artifício que nos cabe. Nunca fizemos isso, mas agora entendemos que foi necessário”, concluiu Luis Fabio.

De acordo com o líder da bancada, vereador Leocir Faccio (PDT) a atitude tomada é drástica, mas foi necessária. “Queremos sensibilizar o Executivo sobre a magnitude desse projeto. Não vamos dar prosseguimento a tramitação legal dos projetos do Executivo enquanto isso não se resolva”, garantiu.

Outro lado:

A assessoria da prefeitura informou, ao Olhar Direto, que o prefeito tem reunião com os vereadores, hoje, às 15h. Conforme a prefeitura, existe conversa direta de Chicão com reitor José Bispo. Inicialmente ficou acertada a doação de 4.5 hectares. No entanto, o prefeito conseguiu, com um empresário do ramo imobiliário, a doação de cinco hectares no bairro Rota do Sol – próximo a bairros que seriam potencialmente atendidos pelo IFMT.

“O que existe é uma mudança de local, decisão estratégica da administração, já que no bairro Rota do Sol vai atender com mais facilidade os bairros que mais precisam. Sorriso não corre risco de perder a instalação do instituto. O prefeito expõe hoje a situação aos vereadores e esperamos que eles entendam”, comunicou a assessoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet