Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Antero participa de Fórum Agrícola em Primavera do Leste

O candidato ao Senado pela Coligação Senador Jonas Pinheiro, Antero Paes de Barros participou neste sábado (28) de um Fórum Agrícola realizado durante a 14ª Expoprima, em Primavera do Leste, onde falou sobre agrossustentabilidade.


Antero acredita que uma das medidas fundamentais para garantir o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso é promover a recuperação dos cerca de oito milhões de hectares de terras degradadas que há atualmente no estado.

Segundo ele, os recursos para financiar a recuperação dessas áreas viriam de parte do superávit primário do país que hoje é destinado ao pagamento de compromissos financeiros internacionais do Brasil. “Isso seria bom para o meio ambiente e para o Brasil, pois a recuperação dessas áreas evitaria a abertura de novas áreas”, avaliou.

A regularização ambiental também é outra medida necessária. Antero é a favor de que as propriedades rurais sejam regularizadas levando em conta as peculiaridades de cada região, as características das propriedades, quando foram implantadas, assegurando os direitos adquiridos do produtor na revisão do Código Florestal, levando em conta a legislação vigente à época.

Outra medida necessária, segundo Antero é a revogação do decreto que proíbe a ampliação do plantio de cana de açúcar nas áreas da Amazônia, Pantanal e da Bacia do Paraguai. “Não há nenhuma comprovação científica de que o plantio de cana prejudica a Amazônia e o Pantanal. Plantamos cana nessa região há várias décadas e nunca se teve notícia de nenhum acidente ambiental”.

Para Antero, se o argumento de risco ambiental é relevante, deveria ser aplicado também nas questões relacionadas ao Pré-Sal. “Tirar óleo do fundo do mar também pode causar danos ao meio ambiente, no entanto, hoje temos tecnologia suficiente para tirar o óleo do Pré-sal sem prejudicar o meio ambiente. Da mesma forma, temos tecnologia para fazer o reaproveitamento do vinhoto como ferti-irrigação. Então, por que não utilizarmos dessa tecnologia para continuarmos plantando cana sem causar prejuízos ao meio ambiente?”, questionou.

Logística – Na oportunidade, Antero também falou sobre algumas hidrovias e ferrovias do estado, que podem contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso, entre elas, as hidrovias Paraguai-Paraná, Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins e Teles Pires-Tapajós, que ele considera fundamental para a implantação de uma política de transporte intermodal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet