Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

programa

Alunos e professores do Projovem entregam carta de compromissos a Alexandre e Ságuas

Os candidatos a deputado estadual e federal, Alexandre César e Ságuas Moraes, respectivamente, estiveram reunidos neste domingo com professores, alunos e familiares de estudantes ....

Os candidatos a deputado estadual e federal, Alexandre César e Ságuas Moraes, respectivamente, estiveram reunidos neste domingo com professores, alunos e familiares de estudantes do Projovem de Mato Grosso, programa que visa promover a inclusão social de jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental.


Os candidatos receberam das mais de cem pessoas presentes uma carta de compromisso e muita manifestação de apoio e comprometeram-se a lutar para assegurar a ampliação das vagas em MT.

Cesar lembrou sua atuação dentro do parlamento e a dedicação no processo de ampliação do número de vagas. “A educação e a juventude sempre estiveram em nossa pauta de prioridades”, disse referindo-se a seu trabalho na Assembléia aliado ao fato de ser e pertencer a uma família de educadores.

Alexandre também apresentou um balanço de suas atividades voltadas aos jovens e afirmou que quer estar na Assembléia no próximo ano para garantir que o Estado possa atingir 50 % de atendimento do público alvo do Programa.

O governo federal destinou 4.400 novas vagas ao Projovem e Alexandre disse que vai trabalhar junto ao governo do Estado para que MT não perca nenhuma dessas vagas.

A aluna Dinamara da Silva deu um depoimento emocionado de sua vida antes e pós Projovem. A jovem contou que estava sem nenhuma perspectiva de vida, sem emprego e em depressão, e o Projovem lhe trouxe novamente a esperança em acreditar que se pode mudar de vida. “Quero dizer a todos que seu eu consegui, vocês também podem”, exemplificou, dizendo que seu próximo passo será a faculdade de Arquitetura.

O ProJovem busca trazer jovens em defasagem escolar de volta aos bancos escolares ao mesmo tempo em que os capacita para o mercado de trabalho. Em Mato Grosso, cerca de 4.500 jovens estão frequentando as aulas em 90 turmas de 39 escolas, em 11 municípios.

Eles têm aulas de Português, Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Informática. Além do ensino formal, os jovens também têm uma disciplina de Participação Cidadã e são capacitados para o mercado de trabalho, com cursos técnicos nas áreas escolhidas conforme a viabilidade identificada nos pólos, além de noções de cooperativismo e empreendedorismo.

O programa, que iniciou em abril de 2009, tem duração de 18 meses e está previsto para terminar em outubro deste ano, com a última prova, o Exame Nacional Externo. Como estímulo para a permanência em sala de aula os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet