Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

espécie

Fóssil de dinossauro desconhecido é encontrado na Romênia

Fóssil de dinossauro desconhecido é encontrado na Romênia
Paleontólogos encontraram fóssil de animal similar ao velociraptor, um dos dinossauros mais conhecidos do período Cretáceo, entre 145,5 milhões e 65,5 milhões de anos atrás. A descoberta foi publicada na edição desta terça-feira (31) da revista científica Proceedings of the Natural Academy of Sciences.


Classificado como Balaur bondoc, os ossos da nova espécie representam o esqueleto do predador mais completo em áreas sedimentares referentes ao final de era Mesozóica na Europa. O nome dado ao animal significa algo como "dragão sólido".

A equipe esperava encontrar espécies carnívoras na região, mas ficou satisfeita com a identificação de um animal tão incomum quanto o Balaur bondoc.

O predador tinha duas garras em cada pé e uma estrutura óssea diferente de espécies de ilhas, menores e mais primitivas. A identificação foi feita por causa do ambiente típico de arquipélagos que dominava aquela área da Europa há 70 milhões de anos, data possível para a espécie ter vivido.

"Mesmo com uma estrutura morfológica diferente, o Balaur é muito parecido a velociraptors e aos temidos dinossauros chineses", afirma Zoltan Csiki, paleontólogo da Universidade de Bucareste e um dos autores do artigo na revista norte-americana.

O fóssil permite identificar um animal com altura entre 1m82 e 2m13. "A descoberta nesta área do mundo mostra que, apesar do aspecto insular à época, haviam conexões com a terra firme no final do Cretáceo", diz Csiki. "Essa propriedade, que pode explicar espécies como o Balaur, não foi compreendida até recentemente."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet