Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

nova concessão

ALL "devolve" um trecho da Ferronorte ao governo

31 Ago 2010 - 17:14

De Brasília - Marcos Coutinho e Vinícius Tavares

A América Latina Logística (ALL) confirmou nesta terça (31) a devolução de trechos da ferrovia Ferronorte para o Ministério do Transporte e, dessa forma, o governo federal poderá autorizar novas concessões, ainda neste ano, a fim de garantir a retomada dos trechos entre Rondonópolis e Cuiabá, Cuiabá e Porto Velho e entre a capital mato-grossense  a Santarém, município localizado no Pará.


A informação foi confirmada há pouco pelo ex-governador Blairo Maggi (PR), candidato a senador, que participou em Brasília juntamente com o governador Sllval Barbosa (PMDB) e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, de andiências com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e com o candidato a vice presidente, Michel Temer (PMDB).

Além da Ferronorte, Silval e Maggi pleitearam recursos para o aeroporto Marechal Roindon (Várzea Grande-Cuiabá) e para a travessia urbana de Cuiabá, obras consideradas essenciais. Na audiência, tanto o candidato a vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) como o ministro Paulo Sérgio Passos, se comprometeram a apoiar a realização dos empreendimentos para melhorar a infraestrutura logística de Mato Grosso.

No caso da travessia urbana de Cuiabá e Várzea Grande, o ministro Paulo Sérgio garantiu R$ 365 milhões para a construção e adequação de capacidade de 23 quilômetros da rodovia BR-163/364/070. O objetivo é trazer mais segurança para a população dos dois municípios e agilidade para o tráfego de longa distância. 
Serão construídos viadutos, vias marginais e uma série de melhorias, incluindo os equipamentos de drenagem da pista no trecho para separar o trânsito local do transporte de cargas e passageiros que atravessa as duas cidades.
 
Na mesma reunião, que contou também com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, ficou acertada a visita do ministro às obras de Ferronorte no trecho Alto Araguaia a Rondonópolis e a Cuiabá para assinatura do termo de cooperação do estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Concessão trecho ferroviário da Ferronorte, entre Rondonópolis e a capital, no próximo dia 15 de setembro.

Na audiência com o candidato a vice-presidente Michel Temer, o assunto foi a infraestrutura aeroportuária. As melhorias no aeroporto Marechal Rondon, que serão feitas pela Infraero, estão avaliadas em R$ 87,5 milhões e são fundamentais para realização da Copa do Mundo de 2014.
 
O estado de Mato Grosso apresentou uma proposta para viabilização do projeto, e Temer garantiu empenho para que as obras iniciem o mais rapidamente possível. Para isso, o candidato a vice-presidente vai agendar com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, também do PMDB, reunião com o presidente da Infraero, empresa vinculada à pasta.

Atualizada às 17h38
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet