Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias

descoberta

Jazidas de fosfato possibilitam Ferronorte em Cuiabá, diz Maggi

Candidato ao Senado e ex-chefe do Palácio Paiaguás, Blairo Maggi (PR), analisa que a descoberta das jazidas de ferro e fosfato em Mato Grosso propiciará a chegada dos trilhos da Ferronorte até Cuiabá. O republicano explica ainda que as pesquisas começaram em 2003 durante sua gestão e que além da capital já se cogita a hipótese de se estender os trilhos da ferrovia até Cáceres e Mirassol, para escoar os minérios para o Sul do país e pelo Pacífico.


“Começamos uma pesquisa em 2003 e agora descobrimos que as maiores jazidas de ferro e fosfato do Brasil estão aqui. Isso trará muito desenvolvimento para nosso Estado. Até ontem se discutia a viabilidade da ferrovia no trecho Rondonópolis-Cuiabá, agora já se cogita levar os trilhos até Cáceres, Mirassol D’Oeste e onde as minas estão”, destaca Maggi.

O fosfato descoberto seria o bastante para abastecer o mercado interno de produção agrícola mato-grossense pelos próximos 700 anos, com 428 milhões de toneladas. O depósito de ferro soma 11,5 bilhões de toneladas, maior que o de Carajás (PA) - que tem 7,2 bilhões de toneladas e até então era a reserva mais importante do país.

As perspectivas de impulso na economia regional com a confirmação das megajazidas despontam logo após o anúncio de abertura de novos processos de concessão de trechos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte – incluindo o projeto dos trilhos de Rondonópolis a Cuiabá. O Ministério dos Transportes assina em Mato Grosso, dentro dos próximos dias, o termo de compromisso de viabilidade desses trechos, primeiro passo para a abertura de licitações e a atração de novos investimentos. Com informações da assessoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet