Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

propostas

Mendes defende reestruturação da Unemat antes de novo campus

O candidato ao governado Mauro Mendes (PSB), da coligação “Mato Grosso Melhor Prá Você”, defende que os 11campi da Unemat devem ser reestruturados no Estado para, somente depois, construir uma nova unidade.


Durante reunião com estudantes e universitários, o socialista disse que tem o objetivo de criar um órgão público especial que trate de políticas públicas voltada para a juventude, que não será um órgão executor, mas de planejamento, discussão e acompanhamento.

Mendes também quer criar um grande programa de qualificação. "Existe um conflito muito grande entre formação e qualificação. Sobram diplomas, falta mão de obra qualificada", disse ele. Mauro afirmou que vai criar um projeto de 100 mil vagas para qualificação profissional.

Já sobre a política para a área ambiental, o candidato disse que Mato Grosso não pode abrir mão de se desenvolver economicamente, mas esse crescimento deve ser sustentável.

"Vamos aumentar a nossa produção, mas não podemos pressionar a floresta. Como fazer isso? Hoje temos aproximadamente 27 milhões de hectares de terras destinadas à pecuária, a grande maioria ociosa. Se criarmos um grande programa de recuperação, incentivando e abrindo linha de crédito junto a bancos, podemos recuperar boa parte da pastagem degradada e liberar aproximadamente 5 milhões de hectares para converter à agricultura, aumentando em praticamente 100% a produção de grãos em Mato Grosso".

Segundo Mendes, o caminho não é ficar aplicando multas e apresentou como exemplo o município de Lucas do Rio Verde, onde os produtores contribuem para a preservação ambiental. "Se você considerar que apenas 36% do território mato-grossense são ocupados e 64% ainda estão intactos, então estamos em um Estado que respeita e produz. Em fóruns eu costumo desafiar qualquer região do planeta a produzir o tanto que produzimos e ter tanta preservação. Isso precisa ser levado em conta na visão ambiental", apontou.

Para finalizar, o candidato afirmou que os avanços no ensino superior devem ser gradativos, já que o governo do Estado tem que cumprir grandes obrigações com os ensinos Fundamental e Médio. "Eu critico aqueles que falam que criam bolsa universitária e, por outro lado, não atendem sua própria obrigação. Isso é demagogia".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet