Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Bustamante

Gefron se tornou referência para operações da PF nas fronteiras

As ações do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) serviram de modelo para que a Polícia Federal criasse a Operação Sentinela, que combate o tráfico de drogas e armas nos onze Estados que possuem fronteiras internacionais. A avaliação é do secretário adjunto de segurança pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, que participou em Brasília da divulgação do balanço da Operação Sentinela nos três primeiros meses de atuação.


Segundo ele, a coordenação compartilhada entre órgãos municipais, estaduais e federais é o grande ganho da operação. Bustamante lembra que o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estabeleceu padrões que balizam as operações.

“O Gefron tem sido uma referência à Polícia Federal para a organização de suas operações. Mato Grosso é um Estado muito grande, com grande área de florestas e mais de 900 quilômetros de fronteiras e precisa de uma atuação integrada entre as três esferas de governo”, destacou.

A Operação Sentinela coloca em prática o pacto federativo, pois conta com o apoio das polícias civil e militar, dos bombeiros, das secretarias de meio ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), das forças armadas, Receita Federal e das prefeituras.

Em Mato Grosso, a operação Sentinela começou a ser executada em abril de 2010. Até julho deste ano foram apreendidos 850 quilos de cocaína, oito armas de fogo e presas 54 pessoas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet