Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

VEJAS AS FOTOS

Jerico fica destruído em Sinop após ser atingido na traseira por ônibus

Um jerico – veículo artesanal –praticamente se desmontou todo, neste sábado, por volta das 19h, após ser atingido na traseira por um ônibus de uma banda musical, na MT-140, entre Sinop e Santa Carmem. No jerico estavam duas pessoas – o motorista e um adolescente de 13 anos - que se feriram e foram levadas com urgência ao Pronto Atendimento de Sinop. As primeiras informações dão conta que ambos não correm risco de morte.


O motorista do carro artesanal, conhecido apenas como Atílio, de aproximadamente 40 anos, seguia de Sinop rumo a uma chácara levando uma carga de melancia, quando foi atingido pelo ônibus, a cerca de cinco quilômetros da cidade. A pancada foi tão violenta que o jerico foi arremessado para fora da pista. O ônibus arrastou a frenagem por cerca de 80 metros até parar.

O jerico cai no valetão, do lado direito da via, e em seguida bateu nos tubos de em uma saída de veículos. Então o motor do carro artesanal se desprendeu e ficou no buraco. A cabine também se soltou do chassis e a carroceria se desmanchou toda. A carga de melancia se espalhou sobre a pista.

O motorista do ônibus, José da Silva, disse que estava escuro e não enxergou o veículo. “Quando eu vi bati no jerico e perdi o controle. As melancias vieram para cima de mim e quebraram o parabrisa do ônibus”, comentou. A Polícia Militar vai apurar uma informação de que o carro artesanal não estava com lâmpadas acesas na traseira.

Jericos são fabricados com motores estacionários, geralmente com um ou dois pistões. A velocidade que atingem é baixa devido a pouca potência do motor, que toca o sistema de transmissão por meio de correias. Por serem montados em cima de ”pick-up velhas”, muitos proprietários se desleixam com o sistema elétrico, deixando faltar as sinaleiras, meia luz e até luz do freio.

Há municípios, como Guarantã do Norte (750 km de Cuiabá) que já tentaram proibir o trânsito desses veículos em vias urbanas, rodovias e até mesmo em estradas vicinais. Porém, como o “paco paco” é tradicional entre sitiantes do nortão, a cultura do uso deles é difícil de ser mudada.

Fotos: Olhar Direto








Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet