Olhar Direto

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Notícias | Política MT

baía de Chacororé

Devido à seca no pantanal, Sérgio Ricardo convoca a Sema e Sinfra

Devido à seca no pantanal, Sérgio Ricardo convoca a Sema e Sinfra
O deputado Sérgio Ricardo (PR), presidente da comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais da Assembléia Legislativa, convocou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) para uma visita técnica a baía de Chacororé, em Barão de Melgaço (121 Km de Cuiabá), na sexta-feira (9). O objetivo é verificar in loco as conseqüências da maior seca registrada no pantanal, que vem se agravando pela ação depredatória do homem.


O volume de água na baía está baixo e pode ser considerado o pior cenário já registrado desde 1972, quando o nível da água chegou a 33 centímetros. "Há 10 anos venho denunciando essa situação no pantanal e agora, infelizmente, estamos frente a essa dura realidade", afirmou o deputado que vai pedir a reabertura imediata dos corixos que alimentam a baía através das águas do rio Cuiabá, sob risco de um desastre ambiental.

Outro problema a ser averiguado é a destruição das pontas de uma barragem que foi construída de pedras entre as baías Chacororé e Siá Mariana, que serve para manter o nível das águas, mas foi depredada, segundo denúncias, por pescadores profissionais.

O deputado alerta também para outro fator importante para a degradação do pantanal. Com a previsão da chegada das chuvas nos próximos 90, cerca de 1 milhão de toneladas de lixo serão jogados no rio Cuiabá sendo que boa parte deste material irá parar no pantanal mato-grossense.

"É por isso que realizo diversas ações no sentido de limpeza e preservação do nosso rio Cuiabá e consequentemente do pantanal desenvolvendo trabalhos de conscientização como o 'Abrace o Rio Cuiabá', 'Pantanal Vivo' e 'Natureza Viva" e exposição ambiental nas escolas do Estado", destacou Sérgio Ricardo.

Pantanal

Um ecossistema de exuberância única, cuja diversidade da fauna é considerada uma das maiores do planeta, no pantanal são encontradas 650 espécies de aves, 262 espécies de peixes, 1.100 espécies de borboleta, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis, bem como mais de 1700 espécies de plantas. Com informações da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet