Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Construção civil

Mendes propõe centralizar projetos e vê falta de mão-de-obra capacitada

O candidato ao governo pela coligação “Mato Grosso Melhor Prá Você”, Mauro Mendes (PSB), esteve reunido na manhã desta quarta-feira (8) com representantes da construção...

O candidato ao governo pela coligação “Mato Grosso Melhor Prá Você”, Mauro Mendes (PSB), esteve reunido na manhã desta quarta-feira (8) com representantes da construção civil em Mato Grosso e membros do Sindicato da Indústria de Construção Pesada do Estado (Sincop-MT) para discutir assuntos pertinentes ao setor.


Uma pauta contendo propostas foi encaminhada para Mendes, cujas reivindicações se baseiam na elaboração de projetos com qualidade e a ausência do Governo quanto à falta de estruturação, equipamentos e profissionais capacitados para atender a demanda.

Na ocasião, o socialista reforçou a criação de uma Central de Projetos atuante com a Secretaria das Cidades, também uma das propostas de seu plano de governo, cujo objetivo é centralizar os projetos e dinamizar os trabalhos.

A secretaria, segundo Mauro, seria para atender às demandas de planejamento, infraestrutura fazendo a ligação junto ao Ministério das Cidades.

“Temos muitas dificuldades com a falta de profissionais especializados para trabalhar em cada projeto apresentado ao Governo e que acabam sendo paralisados no meio do caminho. A centralização será importante porque podemos dar mais agilidade para cada obra”, frisou Mauro, presidente licenciado do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção de Mato Grosso (Sinduscon), Cesário Siqueira, questionou a falta de estruturação e profissionais adequados, por exemplo, das secretarias de Justiça e Segurança Pública, Saúde, Educação e Infraestrutura, para o gerenciamento de projetos.

“Existem obras que precisam de especialistas e muitas vezes ficamos à mercê de contratações feitas pelo Governo que não são direcionadas para o fim especifico”, frisou.

O sindicalista também apontou “preocupação” decorrente das obras com os advindos da Copa 2014 em Cuiabá. “ As construtoras até então não experimentaram a  grandiosidade das obras que virão pela frente. E como ficará essa parceria com o governo?”, questionou.

Na lista de propostas apresentada também se refere aos contratos estabelecidos com as empresas da construção civil, visando circuito de pagamento nos quais possam receber pelo serviços prestado/executado de modo a manterem seus compromissos em dia, particularmente no que se refere à aquisição de material, pagamento de pessoal, leis sociais, impostos.

Além disso, realizar a licitação de Serviços de Consultoria, tipo estudos de viabilidade, estudos ambientais, projetos de engenharia, fiscalização de obras e apoio ao gerenciamento de programas, na modalidade “Técnica e Preço”, visando a contratação de empresas qualificadas para que os projetos resultem em obras de boa qualidade e segurança.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet