Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Brasil enfrenta a Índia e busca uma vaga no Grupo Mundial depois de sete anos

Os tenistas brasileiros já estão prontos para disputar uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis em 2011. Entre os dias 17 e 19 de setembro, o Brasil enfrentará a Índia, em Chennai, no país asiático.


A equipe que representará o Brasil na competição participou nesta quinta (9) de entrevista coletiva, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. Além da apresentação do time brasileiro, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) divulgou seus novos parceiros e projetos para o tênis nacional.

Os brasileiros que têm a missão de levar o Brasil de volta ao Grupo Mundial depois de sete anos de ausência são: Thomaz Bellucci, Ricardo Mello e dupla Marcelo Melo e Bruno Soares, integrantes da Equipe Centauro de Tênis. Os reservas são Thiago Alves e Rafael Camilo, além do juvenil Guilherme Clezar. O capitão é João Zwetsch. O técnico-auxiliar é Daniel Melo, também integrante da Equipe Centauro e treinador dos tenistas Marcelo Melo e Bruno Soares.

O capitão João Zwetsch está confiante na vitória brasileira. “Vamos jogar fora, mas temos plena consciência de que nossa equipe é forte o suficiente para trazer essa vitória da Índia. Temos uma equipe madura e experiente.”

Marcelo Melo acredita no triunfo do Brasil, mas prevê um jogo difícil. “Vamos jogar fora de casa contra um time muito forte. Mas acredito que o Brasil possa vencer, pois vamos para a Índia com uma semana de antecedência para fazer uma boa preparação”, comenta Melo, que viaja com a delegação brasileira para a Índia na madrugada desta sexta (10).

A equipe indiana também já está definida. Os jogadores de simples serão Somdev Devvarman, vice-campeão do ATP de Chennai em 2009 e atual número 98 do mundo, e Ronan Bopanna, 476º colocado. A provável dupla indiana será de Leander Paes e Mahesh Bhuphati, 6º e 7º colocados no circuito atualmente. Os dois não jogam juntos, mas já formaram uma das melhores parcerias do mundo conquistando dois títulos em Roland Garros (2001 e 1999) e outro em Wimbledon (1999).

Bruno Soares, que defende o país pela terceira vez na Copa Davis, enaltece a equipe adversária, mas diz estar preparado para o confronto. “A dupla é muito forte. São jogadores experientes e tem um histórico muito bom na Davis. Mas eu (Bruno) e o Marcelo estamos jogando bem e estamos preparados para voltar ao Brasil com a vitória.”

O Brasil já enfrentou a Índia em outras ocasiões. Em 1966, os indianos venceram os brasileiros. Já em 1991, foi a vez da equipe brasileira derrotar a Índia e retornar ao Grupo Mundial. Neste mesmo ano, o Brasil conseguiu uma de suas melhores campanhas na história da Copa Davis, chegando à semifinal.

Para este confronto, foi escolhido o piso rápido. Marcelo Melo aprova a decisão: “A disputa na quadra rápida vai influenciar positivamente. Estávamos esperando jogar em quadra de grama, o que com certeza seria mais complicado para nós.”

Sobre a Equipe Centauro de Tênis – A equipe reúne três dos melhores tenistas brasileiros da atualidade: Marcelo Melo, patrocinado pela Centauro desde 2007, André Sá e Bruno Soares. Para treinar esses atletas a tarefa é do técnico Daniel Melo, irmão de Marcelo. Com esta iniciativa, a Centauro, maior rede de lojas de produtos esportivos da América Latina, mostra cada vez mais a intenção de incentivar o esporte nacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet