Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Caminhada ecológica reúne 800 pessoas no Assentamento Carimã

Cerca de 800 pessoas participam da 2ª Caminhada Ecológica de Rondonópolis, realizada no domingo, dia 12 de setembro, na região do Assentamento Carimã, zona rural do município. Jovens, idosos e casais com crianças percorreram dez quilômetros. Ao longo do percurso, os adeptos do esporte e da vida saudável conheceram áreas de cerrado, várzea, pastagem e de plantio de eucaliptos, além das margens do rio Água Limpa que banha a região.


A atividade é um projeto de origem francesa que acontece em várias partes do mundo. No Brasil, foi encampado pela Ong Anda Brasil e acontece na maioria dos estados. Mato Grosso está em segundo lugar na escala de maior número de municípios participantes. São 52 cidades que buscam a integração do turismo com a natureza, graças à parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado – Sedtur e as prefeituras locais. O Rio de Janeiro é o primeiro colocado com 64 municípios participantes.

O prefeito Zé Carlos do Pátio adotou a iniciativa internacional como instrumento capaz de promover a consciência coletiva sobre a necessidade de preservar a natureza e recuperar áreas e nascentes de água prejudicadas pela ação do homem. A secretária de Promoção e Assistência Social do Município, Neuma de Morais, participou da caminhada com o objetivo de chamar a atenção de jovens e adultos sobre a responsabilidade de cada cidadão com a proteção do meio ambiente.

“A agressão ao meio ambiente afeta a vida do ser humano e das espécies animais. Observamos que os pássaros já não encontram árvores suficientes para se abrigarem e se alimentarem. Mas, a responsabilidade de preservar o meio ambiente não é só do Poder Público. Esse é um dever de cada um de nós. Temos que nos conscientizar dessa missão e trabalharmos para melhorar a qualidade ambiental e promover o bem-estar da coletividade”, alertou.

Saúde e diversão

Os participantes da 2ª Caminhada Ecológica percorreram o percurso em busca de mais qualidade de vida, com saúde e diversão. A estudante Gisely Soares da Silva (18) avalia que a caminhada serviu para tirar a família da rotina da vida na cidade, além de garantir diversão e oportunidade de fazer contado com a natureza. Ela fez o trajeto em meio à natureza na companhia do marido Leandro Moraes Silva (23) e a filha Ericka Cristina de 1,6 ano.

Movimentar o corpo para obter mais saúde. Esta foi a proposta do aposentado Deralício Martins Ferreira (75) que fez o percurso junto com a mulher. “Caminhar faz bem para a saúde. Se nós idosos ficarmos parado acabamos perdendo a capacidade de nos movimentar”, disse. Mayra Caroline Lacerda de Lara (16) participou da caminhada como guia e considerou a iniciativa importante para a comunidade local.

A coordenadora do evento e gerente do Departamento de Turismo, Noêmia de Almeida, buscou a parceria da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do Município para oferecer aula de alongamento aos participantes, antes de começarem a caminhar. As secretarias de Saúde, Governo e Transporte e Trânsito (Setrat) também colaboraram com o projeto que atraiu ainda a parceria do 18º Grupo de Artilharia e Campanha (18º GAC) e da Polícia Militar Ambiental.

Com a edição de 2010, a Caminhada Ecológica chega ao sexto ano consecutivo em Mato Grosso. O assessor de Infraestrutura da Sedtur, Zeca Vilela, destaca a cidade de Alta Floresta como a primeira colocada deste ano, com o maior número de participantes. O total de 1.250 pessoas participou da caminhada naquele município. Rondonópolis empatou com Tangará da Serra que reuniu 850 pessoas no percurso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet