Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

NORTÃO

Médicos de hospital regional param atividades pedindo reajuste

Os 52 médicos do Hospital Regional de Sorriso resolveram cruzar os braços e paralisar as atividades eletivas por tempo indeterminado, enquanto não conseguirem reajustes salariais. A decisão foi tomada em assembléia, informa a Rádio Sorriso.


O hospital é administrado por um consórcio regional e governo do Estado. Segundo o diretor clínico do hospital, o médico Lauro Maiolino Ribeiro, a principal reivindicação da classe diz respeito a reposição salarial, que não é feita há quase dois anos.

“Todo ano, no mês de maio, o governo do Estado faz a reposição salarial. Em 2009, o Estado repassou cerca de 10% de reposição salarial, em 2010, foi repassado 11%. Só que o consórcio dos municípios não repassou essa reposição, essa complementação. Já enviamos neste ano, em julho e agosto, dois ofícios ao consórcio pedindo essa reposição, mas não obtivemos resposta dos ofícios que nós enviamos”.

No entanto, os médicos contratados reclamam que estão trabalhando sem contrato, devido terem vencidos e não renovados, devido ser ano eleitoral. Segundo o médico, foi feito uma espécie de contrato emergencial

“O hospital tem algumas prerrogativas, pois muitos desses médicos atuam nas áreas de urgência e emergência, então a direção geral do hospital fez as devidas justificativas, que não poderia ficar sem médicos por atuarem em áreas prioritárias.”

A paralisação é por tempo indeterminado e apensas 30% do atendimento será mantido, que corresponde aos atendimentos de urgência e emergência. O diretor clínico explica que a maioria dos médicos trabalha além das horas previstas para suprir a falta de profissionais.

“Existem 52 médicos atuando dentro do hospital e para que funcionasse de forma ideal deveria ter pelo menos 50% a mais de médicos. “Nós comparamos Hospital Regional de Cáceres, por exemplo, que tem as mesmas características e que trabalham com cerca de 110 médicos”, pontuou Lauro Maiolino.

A última paralisação dos médicos no Hospital Regional de Sorriso aconteceu em 2008, quando os profissionais estavam há oito anos sem receber a reposição.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet