Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Reumatismo e osteoporose em crianças são destaques do Congresso Brasileiro de Reumatologia

Evento vai apresentar novos critérios para o diagnóstico da fibromialgia, diagnóstico precoce da osteoporose, novos tratamentos para artrites associadas à psoríase e envelhecimento saudável


Conhecidos por acometerem pessoas em idades mais avançadas, os especialistas chamam a atenção da população para o fato que os reumatismos e mesmo a osteoporose podem atingir crianças e adolescentes. Esses temas, entre muitos outros, estarão em destaque no 28º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que ocorre em Porto Alegre, de 18 a 22 de setembro. O evento terá uma série de novidades e reunirá cerca de dois mil pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater a importância do diagnóstico, a adoção de tratamentos adequados e o papel da reumatologia na atualidade.

De acordo com Fernando Neubarth, presidente do Congresso, doenças como reumatismo são relacionadas com pessoas idosas. Porém, é importante alertar que pacientes jovens também apresentam o problema. “Vemos nos consultórios também crianças e adolescentes com reumatismo e isso demanda uma abordagem médica específica. Tanto em crianças quanto em adultos, é muito importante que a doença seja diagnosticada o quanto antes, pois se forem tratadas num momento precoce temos muito a fazer para assegurar um bom tratamento”, diz o médico, alertando que são centenas as doenças classificadas como reumatismo e a especialidade deveria ser ainda mais conhecida e requisitada pela população em geral.

Além disso, reforça Neubarth, mesmo uma doença como a osteoporose pode afetar a população infantil, o que pode refletir em outros graves problemas e será bastante discutido no evento. “No caso da osteoporose é importante também discutir mais os aspectos preventivos, e isso também começa na infância e adolescência, mudando hábitos de vida, alimentação e exercícios adequados, evitando assim a necessidade de tratamentos futuros”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet