Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Pacientes reconhecem iniciativa da Secretaria de Saúde no combate à hanseníase

A hanseníase é considerada um dos grandes problemas da saúde pública no Brasil. Em Mato Grosso, a prevalência da doença é de 9,9 casos para cada 10 mil habitantes, índice considerado um dos maiores do país. Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou um trabalho voltado ao combate à doença. A assinatura da portaria de nº 004/2009, que visa incentivar ações preventivas contra a hanseníase, foi firmada no dia 23-01 pelo secretário Luiz Soares, sendo elogiada pelos pacientes assistidos pela rede básica de saúde.


A dona-de-casa Evangelina Neves, de 44 anos, que descobriu a doença na no dia 21-01, esteve presente no momento da assinatura da portaria de nº 004/2009, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Novo Paraíso. “É extremamente importante esse trabalho, porque vai possibilitar que mais pessoas sejam tratadas, assim como eu”, frisou Evangelina.

Outra que achou importante essa iniciativa é a aposentada Tereza Maria da Silva, de 61 anos. Ela também descobriu que tem a doença há seis meses. Desde então, vem sendo acompanhada e tratada pela equipe médica do PSF do bairro Novo Paraíso. “Eu recebo toda a orientação dos médicos e todos os outros que trabalham aqui. E jamais penso em abandonar o tratamento. Não quero passar essa doença pra ninguém”, frisou a aposentada.

Para o médico generalista Werley Peres, responsável pelo PSF do Novo Paraíso, dona Tereza é considerada uma paciente exemplar. “Temos uma taxa de 3% de abandono. São pacientes que tem chances de cura, mas que acabam largando o tratamento na metade”, destacou Peres, que ficou emocionado ao falar da dedicação de equipe ao Programa de Combate à Hanseníase: “Fico muito feliz pelo reconhecimento dos gestores,e muito mais por estarmos melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas”.

Durante o ano de 2008, foram diagnosticados, nesta unidade, 32 casos da doença. Este ano, devido à busca ativa realizada pela equipe médica, já são oito casos registrados. “Esses dados resultam de um trabalho de busca ativa que nossa equipe vem desenvolvendo”, destacou Peres.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet