Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Secretaria cria portaria para intensificar ações de combate à hanseníase em Cuiabá

Aproveitando que neste mês são celebrados o Dia do Hanseniano (24-01) e o Dia Mundial de Combate à Hanseníase (26), a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) baixou a portaria de nº 004/2009, que visa intensificar as ações de combate e prevenção à doença no município. O evento foi realizado na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Novo Paraíso I. 


A escolha do local foi feita pelo secretário da pasta, Luiz Soares, em virtude do trabalho realizado pela equipe médica da unidade que concluiu recentemente um levantamento que aponta a realidade da doença no bairro, onde foram diagnosticados 32 casos em 2008, e oito somente nas primeiras semanas de 2009.

No levantamento, os dados coletados pelos agentes comunitários de saúde são contextualizados com os do Estado e Brasil. “O resultado desse trabalho feito pelos profissionais desta unidade serviu como um ‘puxão de orelha’, no sentido de buscarmos ações efetivas para a mudança do quadro da doença em Cuiabá, melhorando também a do Estado”, disse Soares. “A partir de agora, por meio desta portaria, todos os profissionais da rede deverão, ou pelo menos se sentirão mais motivados para ir a campo e fazer a busca ativa que tem como objetivo o diagnóstico, o tratamento e a cura da doença”, completou o secretário. 

Conforme Soares, o artigo 54 da Lei Complementar de nº 94/2003 diz que todo profissional que desenvolver ações cujo resultado seja a melhora da qualidade de saúde da população merece receber premiações. “Já que existe essa lei, vamos aproveitá-la para incentivar os nossos profissionais no sentido de que elaborem ações e iniciativas que visam a saúde coletiva”, completou o secretário, elogiando o trabalho feito pela equipe médica do PSF do Novo Paraíso, que já recebeu como prêmio a reforma da unidade. 

O médico generalista Werley Peres, responsável pelo PSF Novo Paraíso I, agradeceu a resposta do secretário diante do trabalho elaborado pela equipe daquela unidade, e afirmou que o resultado final mostra que os profissionais estão unidos e focados na qualidade de vida da comunidade. “Eu estudei, me formei e hoje, como médico, ensino aos que atuam comigo que temos que ter a saúde pública como princípio”, destacou Peres.

Também participaram do ato de assinatura da portaria o secretário adjunto de Gestão, Nei Moreira, a diretora de Atenção Básica da SMS, Virgilina Goudinho, o representante da Ong Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos, Manfred Robert Gobel, técnicos de enfermagem e agentes de saúde da unidade, além de pacientes do Programa de Combate à Hanseníase e outras pessoas da comunidade.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet