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Quarta-feira, 08 de maio de 2024

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trilhos do progresso

Governo estuda a viabilidade de Ferronorte chegar a Cuiabá até 2014

O Governo do Estado, em um trabalho cooperativo com o Governo Federal, realizará os estudos de viabilidade socioeconômica a fim de acelerar o ritmo das obras da ferrovia Ferronorte para concluí-las a tempo de receber a Copa do Mundo de 2014. O estudo possui um tempo estimado de 18 a 24 meses, mas o governo se mobilizará para terminar no tempo mínimo possível.


O anúncio da parceria foi feito durante uma coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás, após a publicação da devolução da concessão da construção da Ferronorte nos trechos de Cuiabá a Porto Velho e de Alto Araguaia a Uberlândia no Diário Oficial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quarta-feira (15).

O evento contou com a presença ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do governador Silval Barbosa e do presidente da América latina Logística (ALL), Paulo Basílio. Apesar de já ter sido anunciada, a oficialização da devolução das concessões era aguardada com ansiedade pelo Fórum Permanente Pró-Ferrovia, composto por diversos setores da sociedade organizada, a fim de acelerar as obras que não possuíam prazo de conclusão.

“O Estado possui mais agilidade e verbas para realizar esses estudos. Será feito a exemplo da duplicação da BR 163 no trecho Rondonópolis/Posto Gil. O Estado já possui todos os processos e agora tenta conseguir as licenças ambientais porque sabemos que nós temos como atender essa demanda”, declarou o governador.

Barbosa também agradeceu ao ‘espírito público’ ALL que abriu mão da concessão. A América Latina Logística terminará as obras do trecho Alto Araguaia/Rondonópolis em 2012 e não tinha o interesse em continuar os trilhos mate Cuiabá em um curto prazo, como a população da Baixada Cuiabana anseia.

Segundo Bernardo Basílio, a ALL resolveu devolver a concessão por considerar inviável a construção do trecho Rondonópolis/Cuiabá até 2014. “Nós não tínhamos um prazo. Quando o governo revelou um prazo e se mostrou capaz de construir mais rapidamente, não vimos problema algum em devolver a concessão”, pontuou Bernardo.

Nova construtora

Ainda será definida a nova responsável pela construção da Ferronorte nos trechos devolvidos pela ALL. Segundo o diretor Geral da ANTT, Paulo Bernardo, o estudo de viabilidade deverá indicar a melhor forma de construção, inclusive se por uma empresa privada ou estatal.“Ainda não decidimos como isso será feito. O estudo de viabilidade é que indicará a melhor forma”, declarou.

Entretanto, o presidente do Fórum Permanente Pró-Ferrovia, vereador Francisco Vuolo, indica que a responsável pela construção dos trilhos deverá ser a Valec - empresa estatal de planejamento, construção e operação de estradas de ferro. A informação é negada pelo ministro Paulo Sérgio. “Ainda não decidimos se será a Valec. Pode ser, mas nada está decidido”.

Administração

Apesar de ter devolvido a concessão para a construção de alguns trechos da Ferronorte, a ALL ainda poderá concorrer para administrá-las. O próprio diretor geral da ANTT confirmou a possibilidade. “A nossa intenção será criar um ambiente competitivo e a ALL poderá participar da disputa para administrar a ferrovia”, afirmou.

Bernardo Basílio confirmou interesse da ALL em administrar as operações do trecho que renunciou a concessão. “Claro que temo interesse. Após ser construído, teremos todos interesse em operar o trecho”.

Atualizada às 21h32 e às 21h44
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