Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Doença de modelo envolve ataque do organismo afetado contra si próprio

O assustador caso da modelo Mariana Bridi, de 20 anos, que teve mãos e pés amputados após uma infecção generalizada , envolve uma situação extrema em que o organismo do doente acaba se voltando contra si próprio, o que pode levar até à falência de órgãos e à morte. Trata-se da chamada sepse, que é mais comum em idosos e crianças, mas também pode atacar jovens que tiverem predisposição genética para o problema, de acordo com Ederlon Rezende, membro da diretoria da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).


A sepse é sempre o resultado de uma reação do organismo a alguma forma de infecção. Nesses casos, porém, a reação é bem mais violenta do que seria saudável para o paciente: aparece um processo inflamatório tão forte que diversos órgãos e tecidos podem ser afetados negativamente. "Todos podemos ter infecções, como a urinária, uma forma de pneumonia ou uma simples infecção na garganta, por exemplo, que pode evoluir para sepse. Isso acontece porque o organismo reage para combater essa agressão mas, às vezes, a resposta é tão intensa que provoca outras conseqüências e problemas", declarou Rezende em comunicado oficial.

Entre os eventos possíveis durante uma forma severa de sepse estão o aumento descontrolado das células de defesa do sangue, os chamados leucócitos ou glóbulos brancos, hemorragias muito fortes ou o fechamento repentino da circulação nos vasos sangüíneos. Esse último fenômeno é justamente o tipo da coisa que pode levar à amputação dos membros de alguém com sepse. A pressão da pessoa afetada também pode cair fortemente.

Em si, o tratamento com antibióticos, empregado para eliminar o causador da infecção, não resolve totalmente o problema, porque os efeitos nocivos da inflamação já ocorreram sobre o organismo. É especialmente preocupante a perda de função dos órgãos por causa da diminuição do fluxo de sangue para eles. É comum que o paciente necessite da ajuda de aparelhos para que seus pulmões continuem funcionando, coisa que está acontecendo com a modelo Mariana Bridi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet