Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

comemorações

Manifestações culturais marcam comemorações do Dia da Árvore no Mãe Bonifácia

Estudantes de escolas públicas e particulares, da Capital e de Várzea Grande, participaram, nesta manhã de terça-feira (21/09), das comemorações do Dia da Árvore, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá.

Estudantes de escolas públicas e particulares, da Capital e de Várzea Grande, participaram, nesta manhã de terça-feira (21/09), das comemorações do Dia da Árvore, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A programação do evento foi bem variada, incluindo apresentações de danças folclóricas, fanfarra, coral, mostra de trabalhos, palestras e distribuição de mudas.


A comemoração prossegue durante todo o dia, nos diversos parques de Cuiabá e Secretarias, com a distribuição de mudas. O evento é uma programação conjunta da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Superintendência de Educação Ambiental, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Aparecida Resende, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, participaram da comemoração. Ambos destacaram a importância da implantação de uma mentalidade preservacionista nas escolas.

A gerente de Educação Ambiental da Seduc, Gisele Marques, lembrou que pela manhã se apresentaram no local alunos das Escolas Estaduais “Jaime Campos Filho” (Dança do Siriri), de Várzea Grande, e “Alina Nascimento Tocantins” (fanfarra), de Cuiabá. À tarde, a programação continua no local com a realização de palestras no Espaço Sagui (Casarão).

Também serão distribuídas mudas nos parques da cidade e em algumas secretarias. Na sede da Seduc, por exemplo, foram colocadas cerca de 300 mudas à disposição dos servidores, entre árvores frutíferas e ornamentais. A campanha incluiu ainda a coleta de embalagens plásticas e latas de alumínio, que serão repassadas ao Abrigo Bom Jesus e Associação de Catadores de Mato Grosso.

Exposição mostra trabalho de professores da rede pública

Durante as comemorações do Dia da Árvore, no Parque Mãe Boficácia, em Cuiabá, algumas árvores da Praça do Cerrado (entrada do local) foram transformadas em exposição de artes. As árvores foram enfeitadas com cartazes produzidos em oficinas de ensino de artes, por professores da rede pública.

Conforme a professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação (Cefapro), de Cuiabá, Marly Silva de Almeida Pereira, foram expostos no local 80 trabalhos. Os cartazes são o resultado de formações feitas com professores do Ensino Fundamental (1º ao 3º Ciclo) e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em oficinas feitas no Cefapro.

Nestas formações, a professora orienta os professores sobre como utilizar recursos para incentivar a criatividade dos alunos, sem tolher a expressão técnica. “Por exemplo, quando se está falando da história da arte, utilizamos a técnica do mosaico, para falar sobre a arte bizantina e de vitrais, para falar de arte gótica”, explica. Cartazes produzidos com essas duas técnicas também estavam expostos no local.

O trabalho tem ainda o mérito de utilizar técnicas simples, de baixo custo, às vezes, reciclando materiais. Também, ao enriquecer a aula, ampliando o uso de técnicas pelo professor, que deixa de ficar limitado a ações como pedir aos alunos para colorir figuras mimeografadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet