Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias

maggi líder

Taques sobe nove pontos e empata tecnicamente com Abicalil e Antero

A corrida pela segunda vaga de senador, a 11 dias das eleições, promete ser a mais disputada deste pleito, pois os candidatos Carlos Abicalil (PT), Antero Paes de Barros (PSDB), que já apareciam tecnicamente empatados em pesquisas anteriores, agora estão acompanhado de Pedro Taques (PDT) que subiu nove pontos e alcançou os adversários.


O petista desponta na pesquisa do instituto Gazeta Dados com 28%, seguido por Antero, com 27%, e Taques, com 26%. O ex-governador Blairo Maggi (PR) mantém-se a liderança com 63% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro.  

Na amostragem anterior, feita nos dias 3, 4 e 5 de setembro, os números eram 28% , 26% e 17%, respectivamente, para Abicalil, Antero e Taques, caracterizando empate apenas entre o petista e o tucano, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa Gazeta Dados foi feita em 40 municípios com mil entrevistados de sete regiões-polo de Mato Grosso. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), está registrada sob o número 36.715/2010.

Considerando o resultado do primeiro levantamento do Gazeta Dados, realizado entre 14 e 16 de agosto, o segundo e este divulgado hoje por A Gazeta, a dança dos candidatos ao Senado alterou mais significativamente a situação do pedetista Pedro Taques.

Enquanto Antero aparecia com 29% na primeira sondagem, 26% na segunda e agora obteve 27%, Carlos Abicalil saiu de 21%, foi a 28% mas permaneceu com os mesmos 28%. Já Taques, partiu de 9% da preferência do eleitorado, subindo a 17% e atingindo 26%. São 15 pontos percentuais de crescimento, indicando uma tendência de ascensão, talvez explicada pelo discurso de que representa um "político novo".

Entre os eleitores mato-grossenses, 3% afirmam votar em branco ou nulo para uma das vagas ao Senado, e 5% para a segunda. Estão indecisos quanto a um voto 12%, e 27% em relação ao outro.

Os demais nomes que estão concorrendo, Procurador Mauro (PSOL), Jorge Yanai (DEM) e Naildo Lopes (PV), apresentaram percentuais de 6%, 2% e 1%.

Desde a primeira rodada de pesquisa, o Gazeta Dados faz simulações do comportamento do eleitor, estimado em 2.095.825 no Estado, a respeito do primeiro e segundo votos ao Senado. Para a 1ª vaga, Blairo Maggi chega a 54% das intenções de voto, acompanhado em segundo lugar por Taques, com 11% e Antero, com 10%, em condição de empate. Abicalil se afasta com 7%.

O desejo do eleitor para a 2ª vaga ao Senado indica um quadro inverso com o petista na liderança ao atingir 21%, seguido por Antero com 17%, Taques com 15% e Maggi com somente 9%.

Terminam mandato ao Senado neste ano, Serys Marly (PT), que tenta uma vaga a deputada federal e Gilberto Goellner (DEM), que não concorre a nenhum cargo.

Rejeição - Da mesma forma que os índices de votos oscilam ao Senado, os percentuais de rejeição variam. O candidato petista, Carlos Abicalil, hoje deputado federal, na primeira rodada tinha 7% de rejeição, recuou a 5% e subiu a 8%, 3 pontos percentuais de alta. Esta última pesquisa reflete os efeitos do embate entre ele e o candidato tucano a respeito do projeto que trata da liberação do aborto.

Antero Paes de Barros, adversário de Abicalil, registra uma variação acima de 2 pontos percentuais, saindo de 7%, indo para 8% e agora está com 9%. Taques, do PDT, ex-procurador da República, surgiu com 5%, baixou a 3% e manteve iguais 3%. Blairo Maggi teve primeiro 6%, reduziu para 5% e, depois, 4%. Com Informações do jornal A Gazeta.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet