Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

EX-APOSENTADOS

Filha e genro de ministro do STF são contratados por magistrados de MT

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), José Ferreira Leite e José Tadeu Cury, que retornaram aos cargos após liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), contrataram a filha do ministro Carlos Ayres Brito, vice-presidente do Supremo, Adriele Pinheiro Reis Ayres de Britto, para defendê-los em processo movido pela Advocacia Geral da União (AGU) pedindo que permaneçam afastados das funções.


Dos 10 magistrados aposentados compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em fevereiro último, além de Ferreira Leite e Tadeu Cury, também contrataram a advogada e o esposo dela, Adriano José Borges Silva, os juízes Irênio Lima Fernandes, Marcelo Souza Barros e Marco Aurélio Reis Ferreira.

Agora, a tendência é que Carlos Ayres Brito, tido como um dos ministros de “pulso firme” no STF, não participe do julgamento do recurso contra os magistrados de modo que não seja colocada em “xeque” a credibilidade da decisão.

Ferreira Leite é acusado de emitir na época em que esteve à frente do TJMT ordens de pagamentos dos créditos a magistrados vinculados à administração por laços de amizade ou parentesco, sem a observância de “critérios objetivos”. A finalidade dos encaminhamentos seria socorrer a Loja Maçônica Grande Oriente.

Após denúncia da Corregedoria Geral de Justiça, na gestão do desembargador Orlando Perri, o CNJ também aplicou a pena de aposentadoria compulsória ao desembargador Mariano Travassos, ex-presidente do TJMT, e aos juízes Antônio Horácio da Silva Neto, Juanita Cruz Clait Duarte, Maria Cristina de Oliveira Simões e Graciema Caravellas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet