Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

Apenas uma 'urna de papel' é utilizada no estado de São Paulo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o desembargador Walter de Almeida Guilherme, informou na tarde deste domingo (3) que 265 urnas eletrônicas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas durante a votação no estado. Elas representam apenas 0,32% do total de urnas (81.521). Apenas uma urna manual foi utilizada para substituir uma urna com defeito.


Na capital paulista, do total de 22.814 urnas, 64 tiveram problemas técnicos e precisaram ser substituídas, isto é, 0,28% do total. O percentual de urnas eletrônicas com defeito é inferior ao registrado na votação de 2008 (0,30%).

“A cada eleição as urnas se mostram mais confiáveis. Cada vez menos problemas técnicos exigem que elas sejam substituídas durante a votação”, afirmou o desembargador. "Tudo transcorreu como se esperava", ressaltou.

A expectativa é que por volta da meia-noite entre 85% e 90% dos votos já tenham sido contabilizados. “O que já dá uma ideia da tendência da votação. O final da apuração vai madrugada adentro”, declarou o desembargador.

O voto dos presos provisórios também transcorreu tranquilamente, em uma iniciativa pioneira no estado, de acordo com o TRE-SP. O desembargador disse que esteve em um Centro de Detenção Provisória onde votaram 132 presos. “O preso provisório tem direito de votar e foi por isso que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou essa resolução e nós a cumprimos", disse.

No estado, 12 prisões foram registradas por desrespeito à legislação eleitoral, sendo sete em Porto Ferreira e uma em Salto (no interior do estado), além de quatro em São Bernardo do Campo (no ABC). Ao todo, foram registradas 89 ocorrências policiais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet