Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

NOROESTE

PF prende seis em operação por retirar toras em terras indígenas

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a "Operação Fazenda Brasil", no município de Aripuanã (883 km de Cuiabá), e já prendeu seis pessoas sob acusação de retirar madeira em toras de terras indígenas.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a "Operação Fazenda Brasil", no município de Aripuanã (883 km de Cuiabá), e já prendeu seis pessoas sob acusação de retirar madeira em toras de terras indígenas. A ação faz parte da Operação Arco de Fogo e é coordenada pela Superintendência Regional da PF em Mato Grosso, com apoio da Força Nacional, Ibama e Funai.


Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Cuiabá. A assessoria da Polícia Federal informa que foi encontrada farta documentação, a qual será oportunamente analisada pelos investigadores e peritos.

As investigações que culminaram na Operação Fazenda Brasil vêm sendo realizadas desde o último mês de agosto, quando foram flagrados dez caminhões carregados de toras saindo da Terra Indígena Aripuanã, habitada por índios da etnia Cinta Larga.

Desde então foram presas 15 pessoas e apreendidos dois tratores de pneus, dois tratores esteiras, 11 caminhões e duas caminhonetes, além de grande quantidade de madeiras em toras, as quais ainda estão sendo contabilizadas pelo Ibama.

Nas investigações foi identificada a atuação de uma suposta organização criminosa, comandada por um grupo de madeireiros da região de Aripuanã. A PF aponta que os madeireiros aliciavam índios e furtavam a madeira no interior da Terra Indígena, de propriedade da União.

“A referida organização criminosa agia de forma intimidadora, ameaçando servidores públicos responsáveis pela fiscalização ambiental na região e coagindo os próprios índios”, relata a assessoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet