Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Mato Grosso conclui com sucesso simulado de transmissão via satélite

O Tribunal Regional Eleitoral iniciou exatamente às 17 horas deste domingo, 17 de outubro, a realização da transmissão simulada via satélite, dos dados de votação da urna eletrônica. Em Mato Grosso a transmissão dos boletins de urna ocorreu com sucesso. A simulação aconteceu em todos os tribunais regionais do país, organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de verificar e corrigir as falhas ocorridas no primeiro turno das eleições gerais.


O resultado da simulação nos demais estados brasileiros só poderá ser conhecido após o relatório que será encaminhado pela empresa Probank Inteligência e Tecnologia, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os técnicos de urna via satélite em todo o país realizaram o procedimento de transmissão dos boletins de urna para o satélite da empresa.

No dia do segundo turno do pleito eleitoral, que ocorrerá em 31 de outubro, após a recepção das informações pelo satélite, ele os retransmitirá para o sistema do TSE para que os votos sejam apurados.

O presidente da Comissão Apuradora, desembargador Márcio Vidal, acompanhou todo o processo e ressaltou a importância deste simulado para que não ocorram surpresas no dia da eleição. 'Caso se detecte alguma falha neste momento, ainda há tempo suficiente para resolvê-las", enfatizou o desembargador.

Cerca de 1.400 locais de difícil acesso em todo o Brasil deverão realizar a transmissão via satélite dos boletins de urna no dia 31 de outubro. Um dos objetivos do simulado é verificar se será necessário aumentar a banda do satélite, para receber dados, de forma simultânea e sem congestionamentos, de todos os estados.

Também acompanharam o procedimento simulado o jurista membro da Comissão Apuradora das Eleições Gerais de 2010 do TRE-MT, Samuel Franco Dalia Junior, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes Júnior, e o técnico judiciário Humberto Falcão, gerente do Centro de Monitoramento de Redes, enviado do TSE para acompanhar os trabalhos em Mato Grosso.


ALDEIA MEHINAKO

A promoção deste simulado pelo TSE se deu em virtude de documento encaminhado pelo corregedor eleitoral de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, ao presidente da Corte Superior, ministro Ricardo Lewandowski, relatando falha verificada no sistema transportador do boletim de urna via satélite, ocorrida no primeiro turno das Eleições na Aldeia Indígena Mehinako, situada no município de Gaúcha do Norte em Mato Grosso.

O presidente do TRE de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, também encaminhou documento ao TSE comunicando aquela Corte sobre o procedimento de averiguação dos fatos ocorridos na Aldeia, inclusive informando sobre as providências adotadas no âmbito deste Regional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet