Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Fifa vai testar ajuda eletrônica para acabar com dúvidas em lances de gol

A International Board, órgão da Fifa que cuida dos procedimentos ligados à arbitragem, decidiu reabir os testes com o auxílio de tecnologia externa em lances duvidosos para saber se foi gol ou não.


Em reunião aberta nesta quarta-feira (20), no País de Gales, a entidade estabeleceu condições para esses testes: a tecnologia só será aplicada nesses lances de gol, o sistema deve ser preciso e o resultado do teste – se a bola entrou ou não – deve ser imediato e comunicado apenas ao árbitro e aos assistentes.

As empresas interessadas em oferecer essa tecnologia têm até o fim de novembro para apresentar seus produtos, e os testes começam em março de 2011, em torneios que ainda serão escolhidos pela Fifa.

Um teste com um chip dentro da bola foi feito em 2005, no Campeonato Mundial Sub-17 disputado no Peru, mas a Fifa reprovou o sistema e os estudos foram abandonados.

A ideia só foi retomada depois da Copa do Mundo deste ano, na África do Sul, por causa do gol não marcado do inglês Frank Lampard no jogo contra a Alemanha, pelas oitavas de final – a bola cruzou a linha cerca de meio metro e todas as câmeras de TV mostraram, mas o juiz uruguaio Jorge Larrionda não deu o gol. A Inglaterra perdia por 2 a 1 e poderia ter empatado a partida, que acabou 4 a 1 para os alemães.

Outro teste que será mantido pela Fifa é a adoção de mais dois auxiliares atrás dos gols. Eles vão ajudar não apenas nesses lances, mas também a verificar faltas, agressões e outras ocorrências dentro da área. O resultado definitivo desse estudo, no entanto, será anunciado apenas em 2012.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet