Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

Para Dilma, atraso em programa de governo não prejudica eleitor

A candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, lançou na manhã desta segunda-feira em São Paulo, o programa de governo que pretende implantar caso seja eleita. Batizado de "Os 13 compromissos programáticos para debate na sociedade brasileira", o documento trata de forma bem resumida os temas que farão parte da base de uma eventual governabilidade.


"Eu chamo esses 13 compromissos da construção da nossa governabilidade. Porque eles refletem uma força política desses 11 partidos que se expressam em mais de 50 senadores e mais de 350 deputados. Eles tem o sentido de diretrizes, o que é muito importante", disse a candidata.

Dilma disse que esse é um compromisso oficial e que ela irá seguir esses princípios. "O que importa em uma campanha é a capacidade que nós temos de transmitir o que queremos para o Brasil. O que queremos para o futuro do Brasil e quais são as tranformações que pretendemos. Ele (o programa) é fruto de um processo de discussão entre os 11 partidos. É a síntese do que nós pretendemos fazer no Brasil.

O fato de o programa ter sido apresentado a menos de uma semana da eleição não prejudicará o eleitor na visão dela. "Nós fazemos programas de televisão e de rádio todos os dias. Todos os dias isso está na tela. Eu não acho pouco, porque o modo mais fácil de comunicação com o eleitor é televisão e rádio".

O programa de governo de Dilma sofreu ataques em sua primeira versão, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e depois retirada pela candidata, por trazer entre os pontos polêmicos o "controle social" da mídia e a taxação de grandes fortunas. Eram teses do 4º Congresso do PT.

No segundo turno, o bombardeio religioso sobre as convicções da petista em relação ao aborto - ela defende o enfrentamento com políticas públicas - afastou do texto final o tema espinhoso.

O documento defende uma tese histórica do PT e de Lula, a defesa da "democratização dos meios de comunicação". O conteúdo é light. "Será favorecida a comunicação, livre e plural, capaz de refletir as distintas expressões da sociedade brasileira. O modelo brasileiro de TV aberta, associado a novas tecnologias, como o padrão de TV Digital adotado no Brasil e a internet, dentre outros, ajudarão na ampliação do acesso aos meios de informação e de comunicação".

Há ainda o compromisso, na política externa, de enfatizar os "processos de integração sul-americana e latino-americana, à cooperação Sul-Sul (Bric, Ibas) e à solidaridariedade com os países pobres e em desenvolvimento".

Confira os 13 pontos:
"1 - Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e socialmente"

"2- Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, com equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais"

"3 - Dar seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil"

"4 - Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável"

"5 - Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade"

"6 - O Governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores".

"7 - Garantir educação para a igualdade social, a cidadania e o desenvolvimento".

"8 - Transformar o Brasil em potência científica e tecnolõgica"

"9 - Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS"

"10 - Prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros"

"11 - Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação".

"12 - Garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime organizado"

"13 - Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo"
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet