Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

legado

Fundação MT entrega livro que conta a trajetória do doutor Dario Hiromoto

Foto: Assessoria

Fundação MT entrega livro que conta a trajetória do doutor Dario Hiromoto
A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) realizou na noite de quinta-feira (28), em Rondonópolis, o coquetel de lançamento do livro que conta a trajetória de vida, principalmente profissional, de Dario Minoru Hiromoto, pesquisador, especialista em grãos, doutor em engenharia agrônoma e fundador e diretor da Fundação MT, falecido há um ano.


Transmitida pela internet aos familiares de Dario em São Paulo, entre eles a mãe do pesquisador, a solenidade contou com a presença de familiares, amigos de longa data, funcionários da Fundação, produtores rurais, autoridades e pesquisadores. A obra intitulada “Dario Hiromoto – O Legado de Um Semeador” foi entregue a cada um dos presentes. Ao todo, três mil exemplares foram impressos. O livro conta a história de Dario em nove capítulos, que somam 96 páginas.

“Temos em mente que quando alguém faz alguma coisa de bom tem que deixar escrito. Para a Fundação MT não poderia ser diferente. Não podíamos perder o que ele sempre nos ensinou e deixou para os produtores e para o agronegócio de Mato Grosso e do Brasil”, declarou Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação Mato Grosso.

Para o senador Gilberto Goellner (DEM), presente na solenidade, sua ascendência política se deu com sua passagem pela Fundação MT e pelo aprendizado que teve com Dario Hiromoto. “É uma dupla satisfação para mim poder ter participado da Fundação e ainda ter convivido com o Dario. Ele deixou um grande legado, certamente”, sublinhou.

O lançamento do livro faz parte da Semana Dario Minoru Hiromoto, realizada de 25 a 30 de outubro. Até sábado estão sendo realizadas para os funcionários da Fundação MT atividades como palestras sobre valores. Nesta semana, também aconteceu a inauguração da fachada da Fundação com o nome ‘Centro de Pesquisa Dario Hiromoto da Fundação MT’.

A obra

Com texto de Carlos Moraes, editado e diagramado pela editora DBA, o livro foi produzido em seis meses. Segundo a assessora de comunicação da Fundação MT e coordenadora geral da publicação, Julianne Caju, a ideia era ter o maior número de pessoas participando com suas histórias e depoimentos. O objetivo foi alcançado e a obra foi composta com inúmeros momentos relatados por 45 entrevistados. A mãe de Dario e seus 12 irmãos se reuniram para relembrar a vida do pesquisador.

Até mesmo amigos de faculdade e os que receberam Dario em Rondonópolis quando chegou há mais de 20 anos contribuíram com a obra. Autoridades que também conviveram com o doutor na área de melhoramento genético, como o ex-governador do Estado e senador eleito Blairo Maggi (PR), além de empresários do agronegócio como Odílio Balbinotti e Celso Brizza e José Tadashi Yorimori, um dos mais conceituados fitopatologistas do Brasil, especialista em doenças da soja, contaram fatos envolvendo o personagem principal.

O legado deixado pelo homem que era e ainda é considerado por quem o conheceu como humanista e visionário é abordado ainda com a criação da Fundação MT, inaugurada por Dario e mais 23 produtores há quase 17 anos. Curiosidades de quando Dario ainda era criança, como o episódio em que tentou plantar chocolate com caqui para ver se nascia um fruto com chocolate demonstram o quanto o engenheiro se interessava por pesquisas.

Nascido em Bela Vista do Paraíso (PR), Dario faleceu no dia 23 de outubro de 2009 aos 46 anos de idade após desaparecer no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, onde passava o final de semana na casa de veraneio da família.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet