Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

EM BRASÍLIA

Eleitores de Agnelo atendem pedido e deixam pra viajar só segunda-feira

Boa parte dos eleitores do candidato do PT ao governo do Distrito Federal Agnelo Queiróz atenderam ao chamado da sua campanha no rádio e na TV e deixaram para viajar só na segunda-feira (1) para curtir o feriado de Finados (2). O dia do funcionário público em Brasília passou para segunda-feira, quando valerá ponto facultativo para as repartições públicas.


Ao contrário do que se previa, Brasília não está “às moscas”. O movimento no aeroporto Juscelino Kubitschek na tarde e noite desta sexta-feira foi considerado normal, assim como as principais rodovias que ligam o Distrito Federal ao norte, sudeste e centro-oeste.

A mudança da data foi obra do governador atual do DF, Rogério Rosso (PMDB), que é aliado do ex-candidato Joaquim Roriz (PSC). Mesmo substituído pela esposa Weslian, Roriz trabalha fortemente nos bastidores para tentar chegar ao governo distrital pela quinta vez em sua história.

A estratégia para tentar esvaziar o eleitorado petista é baseada no pressuposto de que boa parte do eleitorado de Agnelo vem cãs classes A e B e integra uma casta de funcionários públicos com condições de esticar o feriadão e aumentar o percentual de abstenções.

Na conta de Roriz, quando a decisão de mudar a data do feriado foi tomada, estes poderiam ser os votos necessários para reverter o quadro eleitoral, que atualmente é amplamente favorável a Agnelo, ex-ministro dos Esportes na primeira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém, passados quase um mês do fim do primeiro turno e da definição do calendário para o feriado, o panorama é praticamente irreversível em favor de Agnelo, que desponta com vantagem de cerca de 20 pontos percentuais sobre Weslian nos votos válidos.

Indiretamente, a manobra anti-petista também poderia ter reflexos na eleição presidencial para beneficiar José Serra (PSDB), que no início do segundo turno estava empatado tecnicamente com Dilma Rousseff.

A propaganda no rádio e na TV de Agnelo reiterava a importância de os eleitores não abandonarem a cidade antes da votação porque a disputa ainda não estava decidida. Pelo visto, o recado foi compreendido pelos eleitores, que promovem bandeiraços diários em diversos pontos da capital de todos os brasileiros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet