Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Com tamanho de celular, panda nasce após inseminação artificial

Um filhote de panda gigante nasceu nesta quarta-feira no zoológico de Atlanta, nos Estados Unidos. Lun Lun, uma panda de 13 anos, deu à luz seu terceiro filho, único panda gigante a nascer no país em 2010. O filhote nasceu após inseminação artificial e tem o tamanho de um telefone celular.


A equipe de veterinários do zoo está monitorando a mãe e o filhote. Lun Lun não rejeitou o filho, algo comum de ocorrer entre certas espécies. O pai do filhote, Yang Yang, e o irmão mais velho, Xi Lan, não serão apresentados ao novo panda. Essa separação é normal para pandas gigantes, que são solitários na natureza.

É o terceiro nascimento de panda gigante ocorrido no zoo de Atlanta. O primeiro foi o de Mei Lan, em setembro de 2006. A panda vive em um centro na China desde fevereiro deste ano. O segundo foi Xi Lan. Todos os nascimentos foram fruto de inseminação artificial.

Pandas são uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo. Menos de 1,6 mil pandas gigantes vivem na natureza atualmente e aproximadamente 280 vivem em zoológicos.

O zoo não informou o tamanho exato do filhote, mas pandas nascem normalmente com cerca de 10 cm e um peso entre 90 g e 130 g. Segundo a organização WWF, quando crescem, podem chegar a 150 cm e 150 kg.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet