Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Mato Grosso sedia Oficina Nacional sobre melhoria das condições da saúde do trabalhador

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) promove entre os dias 10 e 12 de novembro a II Oficina Nacional sobre melhorias das condições da saúde do trabalhador.


A oficina tem como tema “Por uma melhoria das condições de Vida, Trabalho e Ambiente em setores do Agronegócio”. O evento acontecerá no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, sendo a abertura oficial da programação, no dia 10, às 19 horas.

De acordo com o coordenador de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Eder Azevedo Ramos, a oficina tem como meta apresentar e discutir as iniciativas em andamento de instâncias públicas, setores de academia, organizações sindicais e da sociedade civil na análise e prevenção dos agravos à saúde dos trabalhadores ao ambiente, decorrentes das atividades das cadeias produtivas da soja, milho, algodão e frigoríficos.

“Pretendemos com a realização dessa oficina em nível nacional, traçar diretrizes com base nas experiências vivenciadas pelos trabalhadores a fim de delinear estratégias que serão transformada num plano de ação a ser conduzido no Estado visando melhorar as condições de trabalho e ainda proteger e promover a saúde dos trabalhadores rurais de Mato Grosso”, disse Eder Azevedo.

Participam da oficina trabalhadores da região Centro Oeste, Norte e Nordeste (inseridas na Amazônia Legal) e ainda os Estados da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, agentes de Saúde do Trabalho e agentes de Saúde Ambiental, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público, representantes de instâncias do controle social do SUS, do movimento sindical, de organizações da sociedade civil, pesquisadores de universidades e centros de pesquisa.

A metodologia proposta será de debates, plenárias e trabalhos em grupo. As deliberações da reunião serão compiladas em texto visando a elaboração de diretrizes e construção de estratégias conjuntas. Haverá também exposição de fotografias, banners, documentários e disponibilização de materiais de divulgação.

PROGRAMAÇÃO

10.11 Quarta-feira:

18h- Recepção e Credenciamento dos participantes
19h- Palestra de Abertura: Desenvolvimento do Agronegócio, Saúde e Ambiente no Brasil.

11.11 Quinta-feira:

08h- Mesa 1: Produção de conhecimentos científicos sobre os temas: Trabalho, ambiente e riscos em setores do agronegócio.
10h- Debate
14h- Mesa 2: Atuação do movimento sindical e de organizações da sociedade civil na vigilância em saúde do trabalhador e ambiente

12.11 Sexta-feira:
08h- Mesa 3: A atuação dos órgãos públicos na vigilância em saúde do trabalhador e ambiente
13h- Plenária- Resoluções e Encaminhamentos
16h30- Encerramento
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet