Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cidades

EXTREMO NORTE

Leilão da usina hidrelétrica de Teles Pires será discutido em audiências

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) marcou três audiências públicas para apresentar à sociedade o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da construção da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Teles Pires. O empreendimento será no rio Teles Pires, entre os municípios de Paranaíta (890 km de Cuiabá) e Jacareacanga (PA), e também vai impactar Alta Floresta.


A primeira audiência será em Paranaíta, em 20 de novembro, às 19h, na Escola Estadual João Paulo I. No dia 21, o RIMA será apresentado em Alta Floresta, também às 19h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Já em Jacareacanga, será no dia 23, às 19h, no Clube Emoções, Travessa Santos Dumont, bairro Bela Vista.

Conforme publicação no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, cópias dos relatórios já estão disponíveis, nas prefeituras dos três municípios, para análise dos interessados. O RIMA também pode ser acessado nas gerencias regionais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de Alta Floresta, Sinop, nas superintendências do órgão em Mato Grosso e Pará e no www.ibama.gov.br/ licenciamento.

A intenção do governo federal é incluir a Usina Teles Pires no próximo leilão de energia nova que ocorrerá em dezembro. São 1.820 megawatts de capacidade instalada. O projeto prevê que a usina entre em operação no segundo semestre de 2015. A EPE já conversou com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a expectativa é que o órgão também autorize a obra a tempo. O mesmo ocorre em relação ao Tribunal de Contas da União (TCU), para agilizar o processo.

O alagamento da usina será nos três municípios e também em uma área disputada pelos dois estados na Justiça. Engenheiros de empreiteiras interessadas na construção da barragem estiveram em Paranaíta recentemente e informaram que serão necessários 10 mil trabalhadores para erguer a barragem. O município tem atualmente 13 mil habitantes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet