Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Ações de Governo garantem redução da criminalidade em Cuiabá

A somatória de esforços do governo do Estado através das ações conjuntas entre a Polícia Militar, Civil, Polícia Comunitária, Corpo de Bombeiros e Detran fez com que os índices de criminalidade, acidentes de trânsito, furtos e roubos de veículos caíssem em Cuiabá. O balanço da operação fim de ano da Polícia Militar de Mato Grosso teve saldo positivo se comparado ao mesmo período nos anos anteriores. Em dezembro de 2006, por exemplo, foram registrados 24 homicídios na Capital, este ano o número caiu para 17 casos. Não foi registrado nenhum acidente de trânsito com vítima fatal nas rodovias estaduais que tenha sido causado por condutor em estado de embriaguez ou sob efeito de drogas.


“Em 2008 atendemos mais de 78 mil ocorrências e no fim de ano concentramos esforços para garantir a segurança da população nessas épocas festivas. Só em Cuiabá foram colocados 160 policiais a mais no efetivo - através do projeto jornada extra - e por isso conseguimos reduzir consideravelmente os índices de violência nessa época do ano”, disse o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Antônio Benedito Campos Filho.

A operação de Ano Novo foi realizada em todo o Estado no período de 30 de dezembro até o último dia 04 de janeiro nas principais rodovias estaduais, nas áreas do Comando Regional I (Cuiabá) e do Comando Regional II (Várzea Grande). Os números apresentados ainda são dados relativos, pois, falta contabilizar os registros de ocorrências de várias cidades do interior do Estado. Os números consolidados serão divulgados ainda este mês em data a ser definida.

A estratégia da PM para garantir um período de compras tranquilo, bem como, segurança aos comerciantes e viajantes, contou com efetivo de 1.699 mil policiais que se dividiram entre blitz, barreiras, comboios e, na Grande Cuiabá, arrastões nos bairros periféricos onde há maior incidência de crimes. “Um saldo positivo que nos mostrou a importância de agirmos em conjunto. Para garantir esse ‘estado de segurança’ à sociedade mato-grossense o governador Blairo Maggi já autorizou que durante o ano inteiro de 2009 os 160 policiais que trabalharam na campanha de jornada extra, continuem atuando de forma ostensiva e eficaz no combate ao crime e mais, que essa ação seja levada às cidades pólos do Estado”, adiantou o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki.

Dados - As ocorrências de roubos e furtos a redução acumulada foi de até 30%. Em 2007 foram registrados na Capital, 5.702 roubos e 11.813 furtos. Em 2008 os números caíram para 5.257 e 11.381, respectivamente. O índice de roubos de veículos foi o que mais diminuiu atingindo redução de quase 40%. Em 2007 foram roubados 663 veículos em Cuiabá e no ano passado esse número caiu para 425 automóveis. Os furtos de veículos também diminuíram de 793 até 31 de dezembro de 2007, para 737 até o último dia de 2008.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet