Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Municípios catarinenses atingidos pelas chuvas calculam prejuízos

Os municípios do sul de Santa Catarina atingidos pelas chuvas do fim de semana ainda estão calculando os prejuízos provocados pelos alagamentos e enxurradas. De acordo com a Defesa Civil, 19 cidades foram atingidas e 12 municípios decretaram situação de emergência. Foram contabillizados 639 desabrigados e 2.078 desalojados.


As cidades que decretaram situação de emergência são: Lauro Müller, Ermo, Criciúma, Forquilhinha, Sideropólis, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Turvo, Araranguá, Nova Veneza, Meleiro e Içara.

No município Lauro Müller, não houve alagamentos, entretanto, pontes e estradas foram destruídas pelas chuvas. “Houve uma enxurrada que destruiu estradas e pontes. As pessoas não foram atingidas, só houve danos na infra-estrutura da cidade”, disse o secretário de administração do município catarinense, Adriano Araújo.

Em Meleiro, a situação é mais crítica. Além de perdas na produção agrícola, casas, galpões, estradas e pontes foram danificadas. Segundo Adair Basini, contador da prefeitura, o município ainda está calculando os estragos.


“A agricultura teve muitos prejuízos, principalmente no plantio de arroz. Estamos contabilizando as perdas, mas não temos uma estimativa”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette, a região rural da Barra do Cedro foi a mais atingida no município, pois os alagamentos duraram mais de dois dias. “Teve uma comunidade que ficou três dias debaixo d'água e teve os poços artesianos contaminados”, disse.

Zanette informou que o governo de Santa Catarina já liberou R$ 45 mil para os municípios atingidos pelas chuvas. “ Essa quantia é muito baixa. Além disso, a liberação de verba para os municípios que tiveram problemas com a enchente deveria ser feita de maneira mais acessível pelo governo do estado”, criticou.

Segundo ele, a prefeitura vai ter de esperar mais de 60 dias para começar a reconstruir as pontes que caíram, já que a realização das obras depende, inclusive, de prazos de licitação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet