Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

RADIODIFUSÃO

Secretário do Centro-Oeste anuncia liberação de recursos para o Xingu

Secretário do Centro-Oeste anuncia liberação de recursos para o Xingu
Em visita a Mato Grosso, o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional, Carlos Henrique Menezes Sobral, anunciou a autorização de liberação de recursos da ordem de R$ 100 mil para aquisição e montagem de equipamentos de radiocomunicação nas 13 aldeias do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.


O sistema, que será composto de painel solar, bateria, antena e rádio, também interligará as aldeias às cidades vizinhas de Canarana e Gaúcha do Norte, além de Brasília.

O secretário fez o anúncio durante cerimônia de inauguração de um novo espaço para os índios em Brasília, ocasião em que também foi homenageado com o Cocar Indígena e o certificado de Grande Cacique Branco, entregues a ele pelos caciques Pirakuman Iawalapiti e Atayawana Kanato Yawalapiti, na presença de várias outras lideranças do Xingu.

A homenagem foi em agradecimento pelas ações da Secretaria do Centro-Oeste em benefício dos indígenas do Xingu, como a instalação do Quiosque do Cidadão (internet banda larga), em várias aldeias e a garantia de um espaço para exposição e venda de artesanato na nova Feira da Torre de TV, em Brasília.

Carlos Henrique agradeceu as homenagens e se comprometeu a continuar apoiando as ações em defesa da preservação da cultura indígena, especialmente das etnias do Parque do Xingu. “A Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste estará sempre de portas abertas para receber as lideranças xinguanas e contribuir para levar benefícios que resultem em melhoria da qualidade de vida nas aldeias”, afirmou ele.

O coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria, André Wogel, também foi homenageado pelos índios com o certificado de Embaixador do Xingu.

O novo espaço indígena inaugurado hoje em Brasília está instalado em dois galpões de um antigo canteiro de obras do Metrô, próximo ao Terminal Rodoviário Interestadual, no final da Asa Sul. O local será utilizado como oficina de artesanato e para exposição e comercialização de artigos da cultura indígena, além de abrigar índios de passagem pela capital federal. (Com informações do Ministério da Integração)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet