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Sexta-feira, 04 de outubro de 2024

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HIDROVIAS

Goellner quer eclusas em projetos de hidrelétricas

O senador Gilberto Goellner (DEM/MT) defendeu nesta terça-feira (30) no plenário do Senado a aprovação do projeto de lei 209/2007, do senador Eliseu Resende (DEM/MT) que determina a construção de eclusas em todas as obras de usinas hidrelétricas. Segundo o senador, o não aproveitamento das hidrovias nos rios do norte e do centro-oeste acaba provocando o isolamento das principais regiões produtivas de grãos e de carne do país.


“O custo de construção de cada eclusa fica em torno de 6% do valor total da obra quando é feito junto com a hidrelétrica. Quando as eclusas são feitas depois de construída a usina, o custo de cada uma fica em torno de 30%, e os custos recaem diretamente sobre o consumidor de energia”, argumentou.

O senador citou matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, segundo a qual as eclusas da usina de Tucuruvi para navegabilidade dos rios Tocantins e Araguaia custaram R$ 1,6 bilhão. De acordo com o senador, a produção agropecuária de Mato Grosso acaba sendo prejudicada devido aos alto custo envolvido quando não há o planejamento para o aproveitamento dos rios para navegação.

“Produzimos em torno de 19 milhões de toneladas de grãos e entre 2007 e 2008 produzimos 27 milhões de toneladas de carne. A estimativa é que a produção chegue a 40 milhões de toneladas no ano que vem. Ou seja, a demanda por infra-estrutura só cresce e os investimentos em infra-estrutura de transportes não acompanham este crescimento”, destacou.

Gilberto Goellner citou também estudo da Confederação Nacional da Indústria que coloca o Brasil na última colocação entre os 14 países emergentes quando o assunto é logística de transportes. Segundo o estudo, o comércio no Brasil enfrenta dificuldades devido à precariedade das conexões modais e da estrutura portuária. O senador, o investimento público em infra-estrutura de transportes é baixo para atender a crescente demanda.

“O Brasil investe apenas 1,8% do PIB (produto interno bruto) em infra-estrutura de transportes. Reconheço que houve expansão nos últimos anos, mas o percentual não acompanha o ritmo de crescimento”, enfatizou o democrata.
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