Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Picante

Aids e números

O Ministério da Saúde divulga hoje, quarta-feira (1º), às 10h30, os novos números da aids no Brasil e uma pesquisa inédita que mostra a prevalência do HIV entre jovens. A divulgação faz parte das atividades que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids no país. Também será lançada a nova Campanha Nacional do Ministério da Saúde. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá na ocasião uma homenagem da Organização das Nações Unidas (ONU) pelos avanços alcançados em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Olhar Direto apóia todas as ações governamentais de combate à aids, síndrome da imunodeficiência adquirida, e é parceiro do Ministério da Saúde.


Mais sobre a Aids

A Aids é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e tumores. O HIV é transmitido através do contato direto de uma membrana mucosa ou na corrente sanguínea com um fluido corporal que contêm o HIV, tais como sangue, sêmen, secreção vaginal, fluído preseminal e leite materno.[4][5] Esta transmissão pode acontecer durante o sexo anal, vaginal ou oral, transfusão de sangue, agulhas hipodérmicas contaminadas, o intercâmbio entre a mãe e o bebê durante a gravidez, parto, amamentação ou outra exposição a um dos fluidos corporais acima.

A aids hoje é considerada uma pandemia. Em 2007, estimava-se que 33,2 milhões de pessoas viviam com a doença em todo o mundo e que a aids tenha matado cerca de 2,1 milhões de pessoas, incluindo 330.000 crianças. Mais de três quartos dessas mortes ocorreram na África Subsaariana.

A pesquisa genética indica que o HIV teve origem na África centro-ocidental durante o século XIX e início do século XX. A aids foi reconhecida pela primeira vez pelos Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos, em 1981, e sua causa, o HIV, foi identificado no início dos anos 1980.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Mais Picantes

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet