Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

INSUSTENTÁVEL

Gerentes entregam cargos e crise na Sefaz fica aguda

07 Dez 2010 - 17:22

Da Editoria - Marcos Coutinho/Da Redação - Pollyana Araújo

Pelo menos três gerentes ligados à área tributária da Secretaria de Fazenda (Sefaz) teriam colocado seus cargos à disposição, nesta terça-feira (6), num protesto contra  o que os fiscais de tributos estaduais (FTEs) classificam de "política centralizadora, arbitrária e ilegal" do secretário-adjunto da Receita Pública, Marcel de Cursi, segundo informaram há pouco fontes da pasta fazendária.


Um coordenador e um superintendente da Sefaz, de acordo com as mesmas fontes ouvidas pelo Olhar Direto, também podem "entregar" seus cargos ainda hoje a qualquer momento, o que pode tornar a crise interna daquela secretaria mais crítica ainda.

Na manhã de hoje, representantes dos fiscais de tributos estiveram no Olhar Direto e afirmaram que o relacionamento entre o grupo TAF (Tributação, Arrecadação e Fiscalização) e Marcel de Cursi está deteriorado e que a situação é insustentável.
 
Segundo os líderes de classe, Marcel "não tem apoio nem de 10% dos fiscais" por conta da "arrogância, das ilegalidades e da prepotência" do adjunto, que tinha respaldo pleno do ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes Dias, atualmente secretário-chefe da Casa Civil e é considerado o pincipal "homem-forte" do governo Silval Barbosa.

Os fiscais classificam o adjunto de "Rasputin (Grigoriy Yefimovich), farsante da corte da família russa Romanov, de Mister M (ilusionista norte-americano) e de monarca".  "Ele também é uma espécie de senhor feudal, porque transformou a Receita Pública numa espécie de feudo, onde ele manda e criou inclusive um poder paralelo".

Uma alta fonte da Sefaz disse há pouco que as reclamações dos fiscais são, "improcedentes e não passam de lamúrias de quem quer continuar agindo sem planejamento, coordenação e de uma forma antiquada de fiscalizar". "Ele (Marcel de Cursi) é um dos maiores tributaristas do país e foi um dos princripais protagonistas do aumento da  arrecadação, que praticamente dobrou nos últimos oito anos. As reclamações contra ele parte de fiscais antigos que não aceitaram as reformas implementadas".

Leia ainda:

Fiscais declaram "guerra" contra adjunto da Sefaz e criticam abusos

Mais informações em instantes/Primeira atualização e correção às 17h58
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet