Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Secretário Dilemário afirma que 'Cuiabá terá peixe com fartura' Tipo: Attachments

O governo federal entregou em Brasí¬lia-DF, 50 caminhões para armazenamento e comercialização de peixe em 23 estados. Foram beneficiados vários estados, entre eles alguns municí¬pios de Mato Grosso, inclusive a Capital. Conforme o secretário Dilemário Alencar (Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico), "trata-se de um instrumento importantíssimo". Também o prefeito Chico Galindo enalteceu a iniciativa do governo federal. "O lado social tem sido olhado com muita atenção pelo presidente Lula e seus ministros. É um avanço inegável no Paí¬s, pois prioriza atender principalmente as classes de baixa renda".


O pescado a ser ofertado nos bairros da Capital, a partir de fevereiro e março, por meio do caminhão frigorí¬fico, terá procedência (qualidade) e preços acessí¬veis, se comparado aos praticados no mercado, em geral, explica o secretário Dilemário Alencar. Ele diz que o caminhão garante aos bairros da Capital que sejam assistidos com ofertas de um produto rico em proteí¬nas.

Dilemário Alencar representou o prefeito Chico Galindo na solenidade de assinatura do ato de entrega do caminhão do peixe em Brasí¬lia, cerimônia prestigiada por dezenas de autoridades Ele detalhou que, por meio do Programa de Fomento à Aquicultura, as perspectivas de trabalho nesse segmento se ampliam concretamente com a cessão do caminhão frigorí¬fico.

Para o assessor técnico da Pasta, Oderly Xaxim, a chegada do caminhão do peixe em Cuiabá implementa mudanças animadoras no quadro que o setor apresentava à população. "Os piscicultores entendem que esta iniciativa vai facilitar significativamente o seu trabalho. Diversos fatores pesam de forma positiva com a disponibilidade de um caminhão frigorí¬fico de apoio à comercialização em maior ní¬vel, a partir de agora, diretamente nos bairros da cidade, está assegurada".

A Prefeitura de Cuiabá habilitou-se assim automaticamente ao Programa Nacional Peixe no Bairro, como revela Xaxim. "Trata-se de uma comodidade para aqueles que gostam de pescado e não o adquiriam por dificuldade de acesso aos locais de venda, preços e a própria qualidade do produto, em face da procedência duvidosa de parte do produto disponibilizado. As pessoas, afinal de contas, querem saber de onde vem e como são embalados os alimentos que consomem".

Foram selecionados para receber o caminhão do peixe apenas os municípios com mais de 120 mil habitantes. Cada veí¬culo comporta até seis toneladas de peixes, e serão utilizados para transporte e venda de pescado.Cada caminhão custou R$ 237 mil, quase R$ 12 milhões, no total, iniciativa que vai atender criadores e garantir renda aos pescadores.

Na opinião do ministro Altemir Gregolin, o objetivo é aumentar o consumo de pescado. Para os próximos anos, segundo o ministro, a meta é eliminar a figura do atravessador, que é quem ganha para levar o peixe do pescador ao comércio. Reduzindo o grau de intermediação o preço cai naturalmente", diz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet