Olhar Direto

Sexta-feira, 04 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Sindicato se reúne com trabalhadores

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) se reuniu nesta sexta (10) com os funcionários do Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior, responsável pelas obras da Arena Pantanal, uma das principais obras da Copa de 2014. A convite da empresa, o sindicato deverá voltar ao local no início do ano que vem para visitar o canteiro de obras.


O novo estádio deve sediar os jogos da Copa de 2014 e a previsão de entrega das obras é dezembro de 2012. Ao todo, a obra emprega 250 funcionários.

A visita desta sexta foi para orientá-los quanto a seus direitos, esclarecer dúvidas e iniciar um diálogo com a empresa para que esta cumpra a legislação trabalhista e garanta boas condições de trabalho.

Durante a reunião, foram repassadas orientações sobre direitos e deveres dos trabalhadores. Esta é a segundavisita do sindicato ao local, segundo o presidente da entidade, Joaquim Santana. Ele ressaltou que já tentou várias vezes se reunir com a antiga diretoria da Agecopa para tratar do assunto, sem sucesso. Santana ressalta a importância do sindicato acompanhar o desenvolvimento das obras para orientar e garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas, auxiliando, indiretamente, no desenvolvimento das obras. Qualquer problema ocorrido nas obras da Copa do Mundo terá repercussão mundial. “As notícias sobre as irregularidades na obra da Arena Pantanal circularam em todo o mundo e isso é muito negativo para o País. A partir de agora que estaremos acompanhando estas obras, esperamos que isso não ocorra ”, comentou ele. O presidente do sindicato dos técnicos de segurança, Geraldo Paixão, também estava presente.

Terceirização

O crescimento do setor de construção civil e o aumento da terceirização e da chamada “quarteirização” dos serviços contribuiu para que as irregularidades ocorram, explica Santana. Segundo ele, é comum que a empresa contratada para a execução da obra repasse a responsabilidade pelo serviço para uma terceira empresa e assim sucessivamente. Com isso, fica mais difícil comprovar o cumprimento da legislação trabalhista em relação aos funcionários contratados.

"Em relação às notificações do Ministério do Trabalho do Mato Grosso, o Consórcio Santa Bárbara / Mendes Júnior informa que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas uma vez que o consórcio atua dentro de uma rígida política de segurança, saúde, qualidade, meio ambiente e responsabilidade social", informou a empresa, por meio de nota à imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet