Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Abicalil recebe medalha Nilo Peçanha

Pelo reconhecimento por ter contribuído para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica brasileira, o vice-líder do Governo no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Abicalil (PT), recebeu a medalha Nilo Peçanha, na tarde desta quarta-feira (15.12), no Ministério da Educação.


Membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Abicalil foi escolhido em um rol de personagens que tem trabalhado insistentemente pela implementação de políticas públicas voltadas a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como garantia de recursos e educação continuada para docentes e funcionários dos institutos tecnológicos.

“Esta medalha, em particular, tem uma relevância específica em comemoração ao centenário da rede federal de educação técnica profissional e o grande salto de qualidade e conceituação que obteve durante o governo do presidente Lula na concepção dos institutos federais e antes dele da retomada da relevância da educação técnica, como sendo uma característica de direito universal da população sem se opor a qualificação de ensino superior. Ao mesmo, tempo tendo um papel rigorosamente indispensável para o desenvolvimento humano do país”, disse Abicalil.

De acordo com o deputado, ser agraciado entre os 100 representantes homenageados é apontar o reconhecimento do trabalho dedicado e, paralelamente, assinalar o compromisso para o futuro muito mais acentuado, tendo em vista a garantia das oportunidades que a juventude brasileira deve merecer.

“Ser agraciado no ano do centenário, seguramente é uma oportunidade que muitos antes da minha geração desejaria ter participado. Se há milhares de pessoas anônimas que eu devo dedicar este reconhecimento é exatamente às gerações que antes da minha lutaram muito para que a democracia tivesse vigor”, enfatiza.

Prêmio – Em 2009, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica comemora seu centenário de criação. Criada pelo presidente Nilo Peçanha, em 1909, a rede de ensino profissional surgiu com apenas 19 escolas de aprendizes e artífices, que originaram a educação profissional no Brasil. De 1909 a 2002, foram criadas 140 unidades federais de ensino técnico-profissionalizante.

Hoje, são 342 instituições que oferecem de forma gratuita cursos de formação técnica e tecnológica em todos os estados e no Distrito Federal. Desde 2003, foi registrado aumento de 148% no número de matrículas em toda a rede, formada por 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), uma universidade tecnológica e 25 escolas vinculadas a universidades federais. O número de estudantes, que era de 140 mil em 2003, hoje está próximo de 350 mil.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet