O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciará nesta terça-feira (6) a criação de três zonas de proteção marinha no oceano Pacífico, cuja superfície total terá 505 mil quilômetros quadrados -- área equivalente ao tamanho da França.
As três zonas, que serão designadas "monumentos marítimos nacionais", envolvem a Fossa das Marianas, a mais profunda do planeta, o Atol Rose, em Samoa, e uma rede de ilhas no centro do Pacífico, disse James Connaughton, chefe do conselho da Casa Branca para meio ambiente.
A nova zona de proteção marinha é maior que a anunciada em 2006 pelos Estados Unidos no Havaí, cuja área é de 363 mil quilômetros quadrados.
No Brasil, recentemente, um decreto presidencial tornou a costa brasileira um santuário de baleias e golfinhos, reforçando a medida proibitória de caça e pesca desses animais. A partir do documento, publicado no Diário Oficial da União, o Brasil passou a defender oficialmente em foros internacionais a integração de políticas para conservação das baleias e golfinhos em todo o Atlântico Sul, o que inclui Argentina, Uruguai e países da costa da África.