Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Fuvest prevê tomar medidas após número recorde de faltas na 2ª fase do vestibular

O número de ausentes na segunda fase do vestibular da Fuvest (fundação responsável pelo vestibular da USP) foi recorde neste domingo (9), superando a abstenção registrada nos últimos 11 anos, segundo a assessoria de imprensa da organização da prova.


No total, 3.007 candidatos faltaram ao primeiro dia do exame, número que equivale a 7,88% de ausência. Foram convocados 38.151 estudantes para a segunda etapa, sendo que eles estão disputando 10.652 vagas de ensino superior na USP (Universidade de São Paulo) e cem na faculdade de medicina da Santa Casa.

O R7 apurou que a previsão de abstenção na segunda fase da Fuvest girava em torno de 5%, e que o número de quase 8% de ausentes foi uma surpresa para a organização do vestibular.

A Fuvest deve tomar medidas após o término do processo seletivo - a ideia é realizar um estudo comparativo com outros vestibulares de universidades públicas para avaliar se o alto número de faltas é uma tendência generalizada ou não.

Caso fique provado que o alto número de ausentes está ocorrendo com frequência apenas no vestibular da USP, a organização da prova vai tomar medidas preventivas que ainda não foram definidas, segundo a assessoria de imprensa da Fuvest.

Ano passado

Em 2010, no mesmo dia da segunda fase do vestibular, a abstenção ficou em 7,10% - igual a 2.695 candidatos faltantes. Naquele ano, 37.968 alunos haviam sido convocados.

Nota de corte cai em 83% dos cursos da USP
Não será possível comparar a abstenção dos próximos dias do vestibular - segunda (10) e terça (11) - com os anos antes a 2009 porque houve uma mudança no formato do processo seletivo, afirma a assessoria de imprensa da Fuvest.

Redação

Estudantes que compareceram ao vestibular neste domingo enfrentaram dez questões discursivas (do tipo que exigem resposta por escrito) de português e literatura, além de uma redação. O tema foi considerado abstrato e complicado por estudantes ouvidos pelo R7.

A prova pedia que os candidatos escrevessem sobre o altruísmo e o pensamento a longo prazo no mundo atual. Foram dados quatro textos de apoio e uma figura para que os alunos se baseassem na hora da redação, do tipo dissertativa - em que o vestibulando deve assumir um ponto de vista e defendê-lo.

Correção

Os candidatos poderão conferir no R7 a correção preparada por um cursinho pré-vestibular do primeiro dia da segunda fase da Fuvest. Entre os que fizeram a prova, estavam inscritos 2.385 treineiros.

A segunda fase do processo seletivo continua até terça-feira (11). Nesta segunda, os vestibulandos irão responder a 20 questões de todas as disciplinas do ensino médio (história, geografia, física, matemática, química, biologia e inglês),

As provas têm duração máxima de quatro horas, ou seja, os candidatos precisam responder a todas as perguntas até as 17h em cada um dos três dias do vestibular.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet