Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Hospital Metropolitano será referência para serviços de Ortopedia, Traumatologia e Cirurgias

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, atendendo o convite do prefeito municipal de Várzea Grande, Murilo Domingos, visitou na manhã desta quinta-feira (13.01), as obras do Hospital Metropolitano, localizado no bairro Cristo Rei. O objetivo da visita foi pactuar definições no que se refere ao funcionamento, modelo de gestão e custeio da unidade hospitalar.


Murilo Domingos estendeu o convite também a representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), Sindicato dos Médicos (Sindmed), Ministério Público (MP), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) lideranças políticas do município, gestores municipais e estaduais de Saúde, por estarem esses segmentos envolvidos nas discussões da definição do funcionamento do hospital.

Pedro Henry, teve do prefeito Murilo Domingos o aval para que o Estado assuma a gestão, ficando, por parte da Prefeitura de Várzea Grande, a oficialização da transferência. Já por parte da Univag, na transferência do contrato de gestão para o Estado, por ter cedido o terreno, vai permitir à instituição de ensino a utilização do hospital como hospital/escola para ensino e pesquisa dos cursos que a universidade oferece na área de Ciências Biológicas.

O secretário de Saúde enfatizou que o Estado, ao assumir a gestão do hospital, vai buscar parcerias do terceiro setor e terá os serviços de média e alta complexidade nas áreas de Ortopedia, Traumatologia e Cirurgias. “A intenção do Estado é ter esse hospital de ‘porta fechada’ ou seja, os pacientes vão ser atendidos após serem referenciados e autorizados pela Central de Regulação. O que queremos é resolver o problema da população que necessita desses serviços cirúrgicos. A região metropolitana, pelo seu desenvolvimento, tem apontado elevado número de acidentes automobilísticos, principalmente envolvendo condutores de motocicletas, que acabam acarretando problemas e gerando a necessidade de atendimento em traumas. Temos a certeza de que, quando o hospital começar a funcionar estaremos resolvendo essa deficiência da rede SUS da região metropolitana e, ao mesmo tempo, estaremos proporcionando o descongestionamento do fluxo de pessoas nos Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande”, explicou Pedro Henry.

O reitor da Univag, Drauzio Medeiros, disse que esta unidade hospitalar vem de encontro ao que os alunos da área de Ciências Biológicas necessitam no aperfeiçoamento do aprendizado e é mais um instrumento importante de pesquisa. Temos a certeza de que, da nossa instituição de ensino, estaremos formando bons e futuros profissionais dessas áreas.

Murilo Domingos, informou que está “repassando a gestão do hospital ao Estado no objetivo de fortalecer as parcerias de gestão da Saúde onde os beneficiados desta unidade hospitalar vão ser todos os moradores da região metropolitana de Mato Grosso. O Modelo de Gestão defendido pelo secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, tem o nosso apoio”.

Pedro Henry propôs às partes envolvidas com a gestão do hospital visitar o estado de São Paulo onde já funcionam unidades hospitalares geridas por parceria com o terceiro setor a fim de dar transparência e melhor escolha para a gestão do Metropolitano. “A intenção do Estado é buscar apoio das entidades envolvidas na gestão da Saúde, promover as discussões necessárias, e, num curto espaço de tempo, já colocar em funcionamento o hospital, com previsão de funcionamento no mês de maio, aniversário do município de Várzea Grande”, finalizou o secretário de Saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet