Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Assistentes atrás do gol são a novidade dos campeonatos estaduais

Na primeira rodada dos campeonatos estaduais de futebol, neste fim de semana, o uso de mais dois assistentes do árbitro mostrou que pode ser muito útil.


O trio de arbitragem virou um quinteto. Além do juiz e dos dois bandeirinhas, o futebol pode ter agora outros dois assistentes adicionais. Eles ficam na linha de fundo, sempre à direita do goleiro.

A novidade é mais uma tentativa de diminuir os erros nas decisões. “A Fifa colocou uma pessoa ali para ver se a bola entrou ou não entrou no gol. Quando ela bate no travessão, bate em alguém, se passou a linha de meta ou não”, explica o coronel Marinho, presidente da comissão de Arbitragem da FPF.

O gol mal anulado do inglês Lampard contra a Alemanha na Copa do Mundo, por exemplo, poderia ter sido validado.

Nos últimos três anos, a federação carioca fez testes com assistentes que ficavam na linha de fundo, mas eles não podiam falar com os árbitros durante as partidas.

No ano passado, a Fifa autorizou a comunicação, e a novidade chega agora ao Brasil nos campeonatos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Usando equipamento de rádio, eles têm um contato rápido e exclusivo com o árbitro.

"Informamos pro árbitro infração dentro ou fora da área e também advertimos os jogadores, porque têm aqueles famosos agarrões dentro da área. Nós falamos ‘ó, tira a mão”, declara o assistente adicional Ilbert Estevam da Silva.

Mas na primeira rodada da experiência, erros aconteceram. Em Mogi Mirim, o auxiliar Márcio Goes fez um gesto marcando um pênalti para o São Paulo. Só deveria ter falado para o juiz.

“A vontade de marcar e poder ajudar o árbitro fez com que eu levantasse o braço um pouquinho”, conta o assistente adicional Márcio Goes. “Tem que evitar levantar a mão, apontar alguma coisa”, diz o coronel Marinho.

Quatro olhos a mais pra vigiar os jogadores e a bola. Por enquanto, ninguém reclamou.

"É melhor. Eu acho que ajuda mais o árbitro. Eles tão com a tecnologia nova”, opina o lateral do Corinthians Roberto Carlos. “E eles estão bem treinados. Então, sai a bola, já vira o corpinho para o lado, o árbitro já sabe... Está bem arrumadinho”, acredita Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet