Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Fechando o cerco

Lei vai penalizar donos de imóveis com focos da dengue

Proprietários de imóveis com focos do mosquito da dengue serão penalizados pela Prefeitura de Cuiabá. Os moradores que não se adequarem à nova lei sofrerão penas, com multas que podem chegar a R$ 1 mil.


A lei, de autoria do vereador Roosevelt Coelho (PSDB), sancionada pelo Executivo Municipal em dezembro passado, pretende minimizar o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, na capital, em especial no período de chuvas.

Segundo Roosevelt, a nova lei vai atingir a ‘sensibilidade de bolso’ da população. “Ao saber da penalidade, as pessoas vão se preocupar mais com a eliminação dos focos do mosquito, esse é o objetivo da lei”, pondera o parlamentar.

Em 2010, a Secretária Municipal de Saúde registrou 5.165 casos da doença, 95 delas, da forma mais grave. Sete pessoas morreram, na qual, quatro mortes ainda estão sob investigação. Já o ano de 2011 começa sob intensas chuvas.

Em Cuiabá, o quadro epidemiológico de 2010 e as condições climáticas são motivos mais que suficientes para acender o alerta e mobilizar a população contra a dengue.

De acordo com o vereador, grande parte da população está conscientizada quanto ao perigo da doença, no entanto, ainda existem indivíduos que não se incomodam com o risco do mosquito.

“Existem pessoas que não tomam as precauções necessárias para a eliminação do causador da doença, muitas vezes por desconhecimento, o que é pouco provável, ou por desleixo”, argumenta ele. “E essa parte mínima da população acaba por prejudicar o esforço da grande maioria, que age diurnamente na prevenção”, justifica Coelho. Com assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet