Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política MT

com cinco senadores

DEM, PP e PR entram na disputa por cargo na Mesa Diretora do Senado

27 Jan 2011 - 10:34

De Brasília - Marcos Coutinho e Vinícius Tavares

Foto: Reprodução

DEM, PP e PR entram na disputa por cargo na Mesa Diretora do Senado
O Democratas (DEM), o Partido da República (PR) e o Partido Progressita (PP), todos com cinco senadores, vão ter que chegar, necessariamente, a um consenso, no final de semana, para ver quem terá o direito de indicar um nome para o cargo na mesa diretora do Senado Federal.


Em princípio, o DEM teria esse direito por ser o terceiro partido em número de congressistas e o indicado seria o senador Jaime Campos (MT). Contudo, com a morte do senador Eliseu Rezende (MG), ocorrida neste mês, os democratas passaram de seis para apenas cinco senadores, mesma quantia do PR e do PP.

"Os três partidos agora vão ter que sentar à mesa de negociações até que cheguem a um consenso, mas acredito que o DEM deverá ter essa prerrogativa (de indicar o terceiro nome)", revelou uma fonte da sigla democrata ao Olhar Direto, segundo a qual a indicação de Campos para uma vaga na mesa "estará garantida" , a despeito de quem terá o direito de indicar o segundo vice.

De acordo com a mesma fonte, PMDB, PT e PSDB, as maiores bancadas, já abocanharam os principais cargos, como o da presidência, a segunda e a terceira vice-presidências. Neste caso, Jaime Campos disputaria a uma das quatro secretarias. "São cargos que se equivalem em importância", pondera.

Pelo acordo vigente no Senado, o PMDB indicará o presidente por ter a maior bancada, quem deve ser mesmo José Sarney. O PT, com a segunda maior bancada, fará a segunda vaga.

Os petistas, em princípio, indicariam um nome para a Primeira Secretaria, segundo cargo em importância na mesa, mas devem indicar o primeiro vice-presidente, prevê a mesma fonte.

As chances de Jaime Campos de ocupar um caro na mesa aumentam caso ocorra a formação de um bloco entre o DEM, PSDB e PPS. Neste caso, o novo bloco ficaria com 16 senadores, tornando-se a segunda maior bancada, inferior numericamente apenas à do PMDB, que conta com 20 parlamentares.

Veja abaixo com quantos parlamentares cada partido terá a partir de primeiro de fevereiro:

PMDB = 20
PT = 15
PSDB = 6
DEM / PR / PP = 5
PDT = 4
PSB = 3
PCdoB = 2
PSol = 2
PSC / PPS / PMN / PRB = 1

Atualizada às 12h
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet