Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

FIOCRUZ

Nova vacina contra febre amarela é feita a partir de planta

O Brasil vai criar a primeira vacina do mundo a partir de um vegetal. O Instituto Bio-Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em parceria com duas instituições americanas...

O Brasil vai criar a primeira vacina do mundo a partir de um vegetal. O Instituto Bio-Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em parceria com duas instituições americanas, vai produzir um imunizante para febre amarela substituindo o vírus por uma proteína retirada de uma planta.


Segundo a Fiocruz, com a nova técnica não vão ser usados vírus vivos atenuados, o que torna o processo mais simples. Os cientistas também acreditam que o novo imunizante vai provocar menos efeitos colaterais.

De acordo com a gerente de programa de Vacinas Virais do Instituto Biomanguinhos, da Fiocruz, Elena Caride, por usar proteínas de plantas, a nova vacina poderá ser usada até por pessoas que têm restrições a vacinas tradicionais.

"A vacina atual é feita em ovos embrionários. Então pessoas alérgicas a ovos não podem tomar essa vacina e algumas pessoas que tem um comprometimento imunológico, por exemplo, o HIV positivo, algumas pessoas que tenham doenças auto-imunes, elas não podem tomar essa vacina, por que a vacina pode causar uma doenças nelas. Como essa vacina na plataforma vegetal, não é uma vacina com um vírus vivo como é atual, e essas pessoas poderiam tomar essa vacina"

Elena Caride garante que as plantas utilizadas na vacina não causarão prejuízos ao meio ambiente. Os primeiros testes com seres humanos devem ser feitos em até três anos. A Fiocruz produz anualmente entre trinta e quarenta milhões de doses e é a líder mundial na fabricação da vacina. (Com informções do Ministério da Saúde).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet